sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Bicicleta&Melancia – episódio 10

KN PRODUÇÕES
BICICLETA E MELANCIA

criação: Rodrigo Nogueira
direção geral: Jorge Nassaralla

CAPÍTULO DEZ

CENA 1. SHOPPING. INT. NOITE

DIANA — E aí? Você passou?

MARCO — Passei.

BRUNINHO — Ah, moleeeeeeeque! Vem cá me dá um
abraço! (BRUNINHO DE SÚBITO MUDA O TOM)
Abraça não que eu ainda to irritado
contigo. Ah, dane-se. Abraça agora depois
eu volto à irritação.

BETA — Parabéns, Marco. Tenho certeza que você
vai fazer um beeeeelo par com a Diana.

DIANA DÁ UM OLHAR PARA BETA E VAI CUMPRIMENTAR MARCO.

DIANA — Que bom que você passou. Eu acho que você
vai fazer muito bem esse personagem.

MARCO — Sério?

DIANA — Sério. Parabéns.

OS DOIS FICAM MEIO SEM JEITO E ROLA UM ABRACINHO MALDOSO.
(DAQUELES QUE QUASE BEIJA NA HORA). GABI SURGE DO NADA E DÁ
UM SUSTINHO NOS DOIS.

GABI — Eu posso saber o que tá acontecendo aqui?

MARCO — Gabi?

BRUNINHO — Caraca, essa mulher sempre aparece do
nada.

MARCO — Eu nem sabia que você vinha.

BRUNINHO — Ninguém nunca sabe, né? A mulé é mó
mestre dos magos...

MARCO — Diana, essa é a minha namorada Gabi.

GABI — (MUITO GROSSA) Oi.

DIANA — Ela vai ser a próxima protagonista de
Boladão.

GABI — (MUITO FOFA) Ah é? Parabéns, que legal,
parabéns,! Que cabelo, gente! Linda, né?
Parabéns!

DIANA — (ESTRANHA) Obrigada.

GABI — (BATE PALMAS) De nada! (P) Mas e o teste
dos meninos amor? Já saiu o resultado?

MARCO — Então, acabei de receber. A Diana tava me
dando os parabéns porque eu passei.

GABI — Jura? Meu amor, você passou? O meu amor
passou no teste de Boladão?

MARCO — (MEIO SEM GRAÇA) Passei.

GABI — Nossa, Marco eu to muito feliz! Eu não
sei nem o que dizer, não sei nem como é
que eu vou te...

GABI PEGA A CABEÇA DE MARCO COM AS DUAS MÃOS E DÁ UM MEGA
BEIJO NELE. DEVE TERMINAR A FRASE ANTERIOR FALANDO DENTRO
DA BOCA DE MARCO. MUITA LÍNGUA, MUITA LÍNGUA. ELES
PRATICAMENTE SE ESPALHAM EM CIMA DE DIANA. MARCAR A REAÇÃO
DE TODOS. BETA, OBVIAMENTE, ACHA AQUILO MUITO INTERESSANTE.
GABI SAI DO BEIJO.

GABI — Parabéns!

BETA — (PARA SI) Gostei dessa garota...

FECHA EM DIANA IRRITADINHA.
PASSAGEM DE TEMPO.
IMAGENS DO RIO AO AMANHECER.

CENA 2. TEATRO. INT. DIA
BETA E DIANA CHEGANDO À AULA.

DIANA — Vê se não vai ficar zombando do Melchior,
hein?

BETA — Nunca que eu vou zombar dele. (P) Já
dizer que eu não vou tirar sarro eu não
posso garantir.

DIANA OLHA PARA ROBERTA REPRIMINDO. MELCHIOR CHAMA DIANA DE
LONGE. ELE ESTÁ APRENDENDO UNS PASSOS COREOGRÁFICOS COM UMA
ALUNA.

MELCHIOR — Diana!

CORTA PARA BETA E DIANA.

BETA — Jesus, o que é que ele tá fazendo?

CORTA PARA MELCHIOR.

MELCHIOR — Vem cá! A Karina tá me ensinando a
coreografia de Single Ladies.

CORTA PARA BETA E DIANA. BETA SE SEGURA PARA NÃO RIR. DIANA
A OLHA REPRIMINDO.

BETA — Eu não disse nada!

AS DUAS SE APROXIMAM DE MELCHIOR.

MELCHIOR — Uffff. Ai, gente, Beyoncé é o máximo, né?

BETA — (SORRISO ESCANCARADO) Adoro!

MELCHIOR — É um cabelo, uma pele, uma bunda... (P)
Ai, desculpa. Vocês aí na minha frente e
eu falando essas coisas de homem...

BETA — Relaxa, Melchi. A gente tá suuuuuper
acostumada.

DIANA — Eu tenho uma novidade pra te contar.

MELCHIOR — Jura! Conta, conta, conta!

SE SEGURANDO PRA NÃO RIR DE NOVO.

BETA — Eu vou deixar vocês dois sozinhos porque
o negócio tá brabo.

BETA SAI.

MELCHIOR — O quê? O quê que tá brabo?

DIANA — Ai, esquece a Beta, Melchior. Ela só fala
besteira.

MELCHIOR — Mas e aí? Que novidade é essa que você
tem pra me contar.

CENA 3. PRAIA. EXT. DIA
IMAGENS DE MARCO SURFANDO. ELE MANDA MUITO BEM. CLIP RÁPIDO
E ÁGIL COM MÚSICA JOVEM. FIM DO CLIPE. MARCO VAI ATÉ A
AREIA ONDE ESTÁ GASTÃO.

GASTÃO — Até que enfim desencantou, hein!

MARCO — Mandei bem hoje?

GASTÃO — Voltou a ser o Marquito que eu conheço:
mostrou pro mar quem é que manda.

MARCO — Eu to me esforçando.

GASTÃO — Aposto que tu deu umas chulapadas na
Virgínia.

MARCO — Hein?

GASTÃO — Pra tar surfando bem desse jeito tu deve
ter dado uma desestressada com a
vagalôra.

MARCO — Que isso, Gastão! Não fala assim da
garota.

GASTÃO — Apaixonou, né?

MARCO — Que me apaixonei, o quê?

GASTÃO — Ah, eu tinha me esquecido: garanhão não
se apaixona. Monta!

E SOLTA UMA RISADA.

GASTÃO — (MEIO SÍLVIO) Boa piada, boa piada!

MARCO — Gastão, esse negócio aí da Virgínia, não
é nada disso que você tá pensando.

GASTÃO — Como assim?

MARCO — Ah, é que...

GASTÃO — Vai me dizer que não comeu?

CORTA DIRETO PARA:

CENA 4. TEATRO. INT. DIA
CONTINUAÇÃO DA CENA 2.

DIANA — Eu passei!

MELCHIOR FAZ UMA COMEMORAÇÃO DE VIADO.

MELCHIOR — Aaaaaaaah! Eu não acredito! Que bom, que
bom, que bom. (EMENDA COM UM MOLE) Vai
ser muito bom te ver todo dia dentro da
minha casa.

DIANA — É?

MELCHIOR — Você não faz idéia.

DIANA FICA TOTALMENTE SEM JEITO.

MELCHIOR — Mas me conta! Meu irmão te deu muito
trabalho?

DIANA — Trabalho deve ter dado o primeiro disco
do The Smiths! O seu irmão quase me fez
desistir.

MELCHIOR — Ele é difícil mesmo. Mas por falar em
desistir, Diana, você largou a idéia de
ser diretora de cinema?

DIANA — Nunca! Bicicleta e Melancia, Melchior.

MELCHIOR — Oi?

DIANA — Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Televisão é televisão, cinema é cinema.

MELCHIOR — E teatro é teatro.

DIANA — Exatamente! Mas eu sou muito nova ainda.
Já que surgiu a oportunidade de trabalhar
como atriz em TV eu vou em frente. Quem
sabe não vai me ajudar no futuro.

MELCHIOR — Quem sabe, não. Eu tenho certeza! E vai
me ajudar muito no presente.

DIANA — Eu ser atriz vai ser bom pra você no
presente?

MELCHIOR — Já te falei: vai ser um prazer poder
ligar a televisão todos os dias e te ver
na minha casa. (P) Vamo pra aula?

CENA 5. PRAIA. EXT. DIA
MARCO DIANTE DE GASTÃO.

GASTÃO — Mas e aí? Você catou ou não catou a
Virgínia?

MARCO — Eu prefiro não comentar.

GASTÃO — Tá certo. Aprendeu com os mineirinhos,
né?

MARCO — Vamo mudar de assunto?

GASTÃO — Tranqüilo. Rapaz, ontem apareceu uma
moreninha aqui querendo ter aula/

MARCO — Não, Gastão. Eu to falando mudar mesmo de
assunto. Eu queria te contar uma parada.

GASTÃO — Manda.

MARCO — Eu passei no teste daquela série de TV
que eu fiz.

GASTÃO — Marco, parabéns! Caraca, cara eu to muito
feliz por você.

MARCO — Sério?

GASTÃO — Claro! Agora tu vai comer muito mais
mulé. E de quebra ainda vai trazer umas
piriguetes aqui pro mestre Gastão, dizaê.

CENA 6. TEATRO. INT. DIA
ENTRA “THIS CHARMING MAN” DO THE SMITHS. BETA E DIANA
CONVERSAM ENQUANTO SE AQUECEM PARA A AULA. (CRIAR POSIÇÕES
ENGRAÇADAS).

BETA — E aí? Como é que foi com a amiguinha?

DIANA — Roberta um dia você ainda vai quebrar a
cara com o Melchior.

BETA — Não, meu amor. Quem vai quebrar é você
que é a fim dele!

DIANA — Ah, eu também não sou a fim, a fim. Eu
admiro.

BETA — Diana, você já guardou um recibo do
remédio pra careca que ele comprou na
farmácia.

DIANA — (RI) Ai, Beta, mas isso faz muito tempo.
É sério hoje em dia eu vejo o Melchior
como um cara que eu admiro muito. Gato. E
que um dia eu até poderia ter uma
história.

BETA — No dia em que os gays voltarem a se
interessar por mulher.

DIANA — Ele pode até ser gay como você diz... Mas
que ele tem alguma coisa por mim ele tem.

BETA — Como é que você sabe?

DIANA — Eu sinto, Beta. Eu sou mulher.

FECHA NO RABO DE DIANA (BRINCADEIRINHA...).

CENA 7. PRAIA. EXT. DIA
CONTINUAÇÃO DA 5.

GASTÃO — Já to até imaginando essa praia cheia de
mulezinha louca atrás de tu!

MARCO — Gastão, o que eu queria te dizer é que,
mesmo gravando Boladão, eu não vou
desistir do surfe. Nem do campeonato.

GASTÃO — Eu espero mermo. Tu é minha esperança,
Marco. Quero te ver ganhando essa parada.

MARCO — Você vai ver, mestre. Agora deixa correr
porque eu ainda tenho que passar em casa
antes de ir pra emissora.

BRUNINHO APARECE.

BRUNINHO — Falaê, Marco.

MARCO — Ô, meu velho.

BRUNINHO — Vamo trocar uma idéia?

MARCO — Não posso, Bruninho. Eu sei que eu to te
devendo, mas eu já to super atrasado e
hoje é o dia que eu vou assinar o
contrato.

BRUNINHO — Caraca, Marco.

MARCO — Eu sei que eu to errado, mas depois a
gente conversa valeu?

MARCO SAI.

GASTÃO — É, negão. Vai se acostumando. O moleque
agora é celebridade!

BRUNINHO — To sabendo.

GASTÃO — Daqui a pouco não vai nem ter tempo pras
menininhas que vão ficar atrás dele.

BRUNINHO — Meninas, né? Eu preciso tirar uma
história a limpo. E vai ser agora.

FECHA NA DECISÃO DE BRUNINHO.

CENA 8. CASA DE DIANA. SALA. INT. DIA
DIANA COM FERNANDO. ELES TERMINARAM DE COMER.

DIANA — Ai, pai, to tão feliz que você tem
conseguido vir almoçar com a gente aqui
em casa.

FERNANDO — Enquanto o trabalho vai deixando, né?
(BAIXO PARA DIANA) E a comida da sua mãe
também. Outro dia ela fez um picadinho
que tinha mais sal que no Oceano
Pacífico.

DIANA — (RI) Mas o suflê de hoje tava tranquilo.

FERNANDO — É. As partes dele que não queimaram
realmente tavam muito apetitosas.

DIANA RI, E LÚCIA CHEGA COM A COMIDA.

LÚCIA — Tavam falando de mim?

FERNANDO — (SACANA. NÃO DISFARÇA!) Opa! Comentando
aqui com a Diana sobre como o sol queima
no Oceano Pacífico.

LÚCIA — Hein?

FERNANDO — Deixa pra lá.

LÚCIA — E aí, filha? Tá animada pra hoje?

DIANA — A gente só vai assinar o contrato e fazer
umas leituras.

LÚCIA — A Vânia te ajudou com o contrato?

DIANA — Super. Ela é meio louquinha, né?

LÚCIA — Meu amor ela já era agente de ator na
minha época. Não tem como ela
enlouquecer.

FERNANDO — Bom, gente, eu vou indo. Quer carona pra
TV?

DIANA — Pode ser.

LÚCIA — A que horas que marcaram com você?

DIANA PEGA O CELULAR E VÊ A HORA E SE ASSUSTA.

DIANA — Agora.

CENA 9. EMISSORA. SALA DE ESPERA. INT. DIA
MARCO ALI PARADO. UMA FIGURAÇÃO JOVEM ALI. MARTA PASSA POR
ELE.

MARTA — Garoto.

MARCO — Oi Marta.

MARTA — O pessoal do jurídico deve tar chegando
com o contrato e o Belchior tá numa
reunião.

MARCO — Tranqüilo.

MARTA — Mas não deve demorar não. Daqui a umas
duas horinhas tá todo mundo aí.

MARCO — Duas horas?

MARTA — Vai se acostumando. Televisão é a arte de
esperar.

MARCO — Beleza...

MARTA VAI SAIR, DÁ UMA MEIA TRAVA E VOLTA.

MARTA — Marco.

MARCO — Fala, Marta.

MARTA — To confiando em você, viu?

MARCO — Eu sei.

MARTA — Não. Eu to confiando mesmo. Eu lutei
muito pra te ter nesse papel.

MARCO — É?

MARTA — A câmera não mente. Eu sei que tem alguma
coisa aí por trás desse surfista carioca
descolado. Alguma coisa muito forte. E eu
quero ver essa força no vídeo.

MARCO — Pode deixar que você vai ver.

MARTA SAI. ALICE SE APROXIMA.

ALICE — Marco?

MARCO — Alice?

FECHA NO SORRISO ENTRE OS DOIS.

CENA 11. SHOPPING. INT. DIA
BRUNINHO NO SHOPPING. ELE ESTÁ MUITO EM ALERTA. OLHANDO
PARA TODOS OS LADOS, MEIO SUSPEITO. PODE ATÉ BOTAR UMA
MÚSICA DE MISTÉRIO.

BRUNINHO — (PRA SI) Cadê você, Gabi? Cadê você que
não cheg...

GABI APARECE POR TRÁS DELE. MEGA SUSTO.

GABI — Oi.

BRUNINHO — ...aaaaahhhhhhhhh. Caraca, menina. Por
que é que tu sempre aparece assim?

GABI — Assim, como?

BRUNINHO — Assim, do nada.

GABI — Não entendi! Vamo sentar?

BRUNINHO — Tu é muito sinistra.

APERTA A BOCHECHA DE BRUNINHO.

GABI — Bonitinho!

BRUNINHO — Aaaaaai.

GABI — E aí? O que é que você queria falar
comigo?

CENA 12. EMISSORA DE TV. ESTÚDIO. INT. DIA
DIANA CHEGA MEIO ESBAFORIDA E VÊ MARCO AO LONGE CONVERSANDO
COM ALICE. SOB O PV DE DIANA, É COMO SE ALICE E MARCO
ESTIVESSEM DANDO MOLE UM PRO OUTRO. DIANA FAZ UMA CARA DE
RAIVA.

DIANA — (PARA SI) Típico surfistinha.

CORTA PARA MARCO E ALICE.

MARCO — Mas e aí? Há quanto tempo que você tá
aqui no Rio?

ALICE — Eu cheguei semana passada.

MARCO — E já rolou um teste?

ALICE — Pra novela das sete, você acredita. Acho
que eu to dando sorte.

MARCO — Sorte nada, você é super talentosa desde
criança.

ALICE — Pára.

MARCO — Caraca, lembra quando a gente era pequeno
que você me fazia ficar latindo de quatro
pra gente brincar de TV Colosso?

ALICE — Lembro! Eu sempre fazia a Priscila.

MARCO — É. E quando você obrigava a fazer Papaquito
quando tu era a Xuxa.

ALICE — Para, Marco, obrigava não. Você adorava
Xuxa. Sabia a coreografia de Ilariê
inteira.

MARCO — (RI) Que mentira!

ALICE — E “Marquei um X no teu coração”? Mandava
melhor que eu!

OS DOIS RIEM MUITO. FECHA EM DIANA ENJOADA.

CENA 13. SHOPPING.INT. DIA
GABI DIANTE DE BRUNINHO.

GABI — Eu sei que eu sou linda, mas você não me
chamou aqui só pra ficar me olhando, né?

BRUNINHO — Hã?

GABI — O que é que você quer comigo, foforucho?

BRUNINHO — Eu quero falar do Marco.

GABI — Sabia.

BRUNINHO — Ele me contou que aquela história toda lá
de gravidez era lorota.

GABI — Claro. Eu sou virgem.

BRUNINHO — Eu sei.

GABI — E não pensa que é fácil pra mim.

BRUNINHO — Ser virgem? Por quê?

GABI — Ah, é uma escolha muito difícil. Na nossa
idade, qualquer escolha sexual que seja
diferente é difícil. Tanto a minha quanto
a do Marco.

BRUNINHO — Que escolha do Marco.

GABI — É uma coisa dele, Bruninho.

BRUNINHO — Mas eu preciso saber.

GABI — Eu prometi que eu não ia contar.

BRUNINHO — Gabi, me responde uma coisa: o Marco é
gay?

CENA 14. EMISSORA. SALA DE ESPERA. INT. DIA
ABRE A CENA DO PV DE DIANA. MARCO TROCANDO TELEFONE COM
ALICE. ELA IRRITADINHA.

DIANA — É muito cara de pau...

ALICE SAI. MARCO VÊ DIANA E VAI ATÉ ELA.

MARCO — (DOCE) Oi Diana. Você já tá aí há muito
tempo? Nem te vi chegando.

DIANA — Foco é de fato uma coisa muito difícil de
se dividir.

MARCO — Como assim?

DIANA — E o seu tava todo na sua amiguinha.

MARCO — A Alice?

DIANA — Que bom que pelo menos ela tem nome.

MARCO — O quê????

DIANA — Você é muito audaz mesmo, né?

MARCO — Audaz?

DIANA — Trocar telefone com uma menina menos de
vinte e quatro horas depois de ver a sua
namorada.

MARCO — Peraí, Diana...

DIANA — Aliás, coitada da sua namorada.

MARCO — A Alice é minha prima!

DIANA — Rá!

MARCO — A gente não se vê desde garoto quando ela
se mudou pra Ribeirão Preto!

DIANA — Conta outra vai, Marco.

ALICE APARECE.

ALICE — To indo, Marquito. E quando falar com a
tia Vera fala que eu mandei um beijão.
Tchau!

MARCO OLHA PARA DIANA MEIO PUTO.

MARCO — Caso você teja se perguntando, Vera é o
nome da minha mãe.

DIANA — Ai, desculpa.

MARCO — (PAUSINHA) Não.

DIANA — O quê?

MARCO — Não desculpo.

DIANA — Como assim?

MARCO — E pode me chamar de ogro, de surfistinha
e mais um monte de xingamento desses que
você fica aí inventando, mas eu não te
desculpo.

DIANA — Marco eu to admitindo que eu errei.

MARCO — Esse é o seu problema, garota, você
sempre erra.

DIANA — Falou o senhor perfeito. Quê? Prrrrrrrrr.

MARCO — Mas eu não faço essa parada por mal.

DIANA — E eu fiz?

MARCO — É o que tá parecendo.

DIANA — Você tá dizendo que eu sou do mal?

MARCO — Você disse isso no primeiro dia que a
gente se conheceu!

DIANA — Eu nunca disse isso!

MARCO — Disse sim!

DIANA — Eu não sei porque é que eu perco o meu
tempo!

MARCO — E eu não sei porque eu perco o meu!

DIANA — Que ódio que você passou nesse teste.

MARCO — Tem alguma coisa pra você nesse mundo que
não seja ódio?

DIANA — Eu já te pedi desculpas!

MARCO — Mas dessa vez eu não aceito! Você pode me
xingar, pode me cuspir, pode fazer o que
você quiser. Mas não importa o que você
faça eu não te desculpo/

DIANA, DO NADA, TASCA UM BEIJO EM MARCO. ELES SE BEIJAM
LOUCAMENTE. ELA SAI DO BEIJO E OLHA PRA ELE.

MARCO — Hã?

FIM

Nenhum comentário: