quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bicicleta&Melancia – episódio 9

KN PRODUÇÕES
BICICLETA E MELANCIA

criação: Rodrigo Nogueira
direção geral: Jorge Nassaralla

CAPÍTULO NOVE

CENA 1. SHOPPING. INT. NOITE

BRUNINHO — Peraí, Marco. Eu não to entendendo mais
nada. Se a Gabi tá te chantageando pra tu
voltar a namorar com ela e essa história
de gravidez é lorota, qual é esse tal
segredo que você não pode me contar?

MARCO — Bruninho.

BRUNINHO — Marco Monte Aquino. Ou você fala essa
parada pra mim agora ou eu vou embora
daqui e nunca mais olho na tua cara. Qual
é o segredo que você tá escondendo de
todo mundo?

MARCO ACUADO. DIANA E BETA APARECEM.

DIANA — Dá licença.

MARCO — Diana???

BRUNINHO — Lourinha???

BETA — E a gorda.

DIANA — Beta!

BETA — Ué, gente. Desde quando ser gorda é ruim?
Eu, hein. E se ninguém nota que eu to
aqui eu mostro. E aí, beleza, como vai,
tudo bem?

DIANA — A gente veio aqui pra... pra dar oi.

MARCO — Oi?

BRUNINHO — Oi?

BETA — Oi! E aí, beleza, como vai, tudo bem?

MARCO — Vocês querem sentar?

DIANA — Não, a gente não quer atrapalhar.

TROCA DE OLHARES ENTRE BRUNINHO E MARCO. BRUNINHO REPREENDE
MARCO.

MARCO — Vocês não tão atrapalhando nada.

DIANA E BETA SE SENTAM.

DIANA — Obrigada.

BETA DÁ UM SORRISO ESCROTO COM SOM SAINDO PELAS NARINAS
(DEU PRA ENTENDER?). FECHA NISSO.

CENA 2. CASA DE DIANA. SALA. INT. NOITE
LÚCIA E FERNANDO ASSISTEM A TELEVISÃO.

FERNANDO — Eu nunca consigo entender esse programa.

LÚCIA — Como não entende, Fernando. É sobre seis
amigos muito engraçados.

FERNANDO — Só isso?

LÚCIA — Precisa de mais?

FERNANDO — Mas quem pega quem?

LÚCIA — Depende da temporada.

FERNANDO — Como assim?

LÚCIA — Tem umas épocas que a loura fica com o
moreno irmão da neurótica. Outras que ela
tá com o ator amigo do piadista.

FERNANDO — Mas e a maluquinha?

LÚCIA — Ela não pega ninguém da série...

FERNANDO — Acho seriado de TV um negócio muito
esquisito.

LÚCIA — Por quê?

FERNANDO — Sei lá. Todo mundo pega todo mundo e as
pessoas sempre tem que ter uma coisa
interessante pra falar.

LÚCIA — Não é verdade.

FERNANDO — É sim. Nunca vi um seriado com uma cena
que as pessoas não falam nada, por
exemplo.

LÚCIA — Ah, deve existir...

CORTA DIRETO PARA:

CENA 3. SHOPPING. INT. NOITE
BETA, DIANA, BRUNINHO E MARCO NUM SILÊNCIO CONSTRANGEDOR NA
MESA. NINGUÉM FALA NADA. MARCO MEIO CONGELADO. DIANA
OLHANDO PARA O NADA. BRUNINHO, NUM DADO MOMENTO TOMA TODO
REFRIGERANTE E FAZ AQUELE BARULHO CHUPANDO DO CANUDO DO
REFRIGERANTE NO FINAL. BETA FAZENDO CARAS ENGRAÇADAS A
TUDO. IDEAL QUE A CENA DURE PELO MENOS 30 SEGUNDOS.

CENA 4. ESTÚDIO DE TV. INT. NOITE
MARTA E BELCHIOR ESCOLHENDO ATORES.

MARTA — Chato pra caramba esse programa.

BELCHIOR — Por quê?

MARTA — Você que vai dirigir.

BELCHIOR — Não vem botar a culpa na direção não que
o texto em si já é um lixo.

MARTA — Um lixo.

BELCHIOR — Muito pretensioso.

MARTA — Nisso você tem razão.

BELCHIOR — Impressionante a capacidade que algumas
pessoas de televisão têm de escrever mal.

MARTA — É, né?

BELCHIOR — Sem falar no ego! Ainda bem que os
autores são figuras desinteressantes e
não aparecem na TV.

MARTA — Ah, meu filho, mas eles dão um jeito.
Sempre bota um parente, uma comida, uma
amiga encostada...

BELCHIOR — E tem uns que se acham tanto que se
deixassem até se colocar no próprio
programa se colocaria. (P) Ô gentinha,
viu?

MARTA — Vamos voltar à escalação?

CENA 5. CASA DE DIANA. SALA. INT. DIA
LÚCIA E FERNANDO SEGUEM VENDO TV.

FERNANDO — Agora eu me perdi um pouco.

LÚCIA — Se perdeu no quê?

FERNANDO — Eles tão falando deles mesmos?

LÚCIA — Como assim?

FERNANDO — Os personagens tão falando deles mesmos?

LÚCIA — Isso sempre acontece nesse programa.

FERNANDO — To falando que série de televisão é uma
coisa esquisita.

LÚCIA — Nada de esquisito. Você que é careta e
não entende.

FERNANDO — Pô, um negócio que é feito pra fazer a
pessoa se divertir tem que entender?

LÚCIA — Ai, Fernando, francamente. Se a Diana
estivesse aqui ela te matava.

FERNANDO — Por quê?

LÚCIA — Porque é justamente disso que ela fala.
Que as coisas jovens que tem na televisão
são só diversão. O jovem hoje em dia é
rápido, ágil, saca tudo. Te garanto que
ele não tem que fazer esforço nenhum pra
entender.

FERNANDO — Mas peraí? Esse programa é jovem?

CENA 6. SHOPPING. INT. NOITE
ABRE NO SILÊNCIO CONSTRANGEDOR ENTRE OS QUATRO. OUVIMOS UM
LEVE BARULHO DE PEIDO. MARCO E DIANA QUE ATÉ ENTÃO ESTAVAM
CONGELADOS OLHAM PARA BRUNINHO.

BRUNINHO — Que foi?

MARCO — Pô Bruninho.

BETA — Deixa o garoto em paz, gente. Fui eu.

DIANA — Eu não acredito Roberta!

BETA — Alguém tinha que quebrar o silêncio de
alguma forma, né?

DIANA — Que tal falando?

BETA — Assim é mais engraçado. Sem contar o
alívio.

BETA SE LEVANTANDO. MARCO E BRUNINHO ABANAM O CHEIRO.

BETA — Vem aqui comigo rapidinho?

DIANA — Pra quê?

BETA — Comprar uma salada de repolho.

MARCO E BRUNINHO FALAM JUNTOS.

MARCO — Não!

BRUNINHO — Não!

BETA — Remédio pra gases então.

ELAS SAEM. MARCO E BRUNINHO FICAM ALI.

MARCO — Caraca, que sinistro a menina peidando
aqui na frente de todo mundo.

BRUNINHO — Hehehe, eu até que achei maneiro.

MARCO — Gostou né?

BRUNINHO — Não vem não que eu to na nóia contigo.

MARCO — Por quê?

BRUNINHO — Você fica me enrolando pra contar essa
droga desse segredo.

MARCO — A Diana chegou bem na hora.

BRUNINHO — Mas agora ela não tá aqui. E aí? Vai
falar ou não vai?

CENA 7. SHOPPING. INT. NOITE
BETA E DIANA EM OUTRO PONTO CONVERSAM. ELAS ESTÃO NUMA FILA
PARA COMPRAR UM BOLO.

DIANA — Não preciso nem dizer o quanto foi
descabida aquela intervenção flatulenta
da sua parte.

BETA — Eu até que achei divertido.

DIANA — (RI) Cara, você é muito maluca.

BETA — E pela sua risada você também achou.

DIANA — Roberta, você sabe que eu sou sua fã.

BETA — Não só minha, não, nega.

DIANA — Não vai começar falando do Marco.

BETA — Quem tá começando é você!

DIANA — O que é que foi aquele silêncio?

BETA — Tesão enrustido.

DIANA — E voltamos à recorrência Robertiana.

BETA — Diana, olha no meu olho e diz que você
não sente nada por esse garoto.

CENA 8. SHOPPING. INT. DIA
BRUNINHO E MARCO.

BRUNINHO — Mira na minha fuça e diz que você não tá
escondendo nada de mim.

MARCO — Bruninho agora não.

BRUNINHO — Por quê?

MARCO — A Diana e a Beta podem voltar.

BRUNINHO — E daí?

MARCO — Eu não quero que elas saibam da minha
intimidade assim.

BRUNINHO — Intimidade.

MARCO — É.

BRUNINHO — Tem a ver com sexo?

MARCO — Tem...

BRUNINHO — Com as pessoas que você pega.

MARCO — De certa forma.

BRUNINHO — Com as mulheres que você come.

MARCO — Bruninho! (P) Ih, alá. A Diana tá olhando
pra cá.

DIVIDE TELA
INTERCALAR DIÁLOGO COM

CENA 9. SHOPPING. INT. DIA
BETA E DIANA EM OUTRO CANTO.

DIANA — Disfarça, ele tá me vendo.

BETA OLHA.

DIANA — Eu falei pra você disfarçar.

BRUNINHO — Agora a gorda tá olhando também.

MARCO — Bruninho!

BETA — E aquele amigo nerd dele?

BRUNINHO — Será que elas tão falando da gente?

BETA — É o mico em pessoa.

BRUNINHO — Acho que a gorda tá dando mole pra mim.

BETA — Aposto que ele acha que eu to dando mole
pra ele.

BRUNINHO — Com certeza ela tá dando mole pra mim.

MARCO — Eu sempre fico bolado perto dessa Diana.

DIANA — Eu confesso que eu não sei agir muito bem
na companhia do Marco.

BRUNINHO — Hã?

BETA — Você vai querer bolo?

BRUNINHO — Bolado?

BETA — Vou comer um bolo de chocolate.

DIANA — Como assim bolo?

MARCO — Bolado.

BRUNINHO — Bolado, bolado?

BETA — Bolo!

MARCO — Bolado.

DIANA — Bolo.

BRUNINHO — Bolado.

BETA — Isso, Bolo.

FIM DA DIVISÃO DE TELA
ATENÇAO. CENA PROSSEGUE SÓ NA MESA DE MARCO E BRUNINHO.

BRUNINHO — Elas tão comprando bolo.

MARCO — Ah, tá.

BRUNINHO — Isso quer dizer que você ainda tem alguns
segundos antes delas voltarem pra cá pra
me contar essa parada.

MARCO — Bruninho.

BRUNINHO — Tem a ver com sexo, com as pessoas que
você pega que não são as mulheres que
você come.

MARCO — Caraca, mas tu não desiste, né?

BRUNINHO — Marco, eu não to entendendo. Desse jeito
até parece que você é...

AS MENINAS VOLTAM COM O BOLO. BRUNINHO FICA ALI ESPANTADO.

BETA — E aí, galera?

DIANA — A gente comprou bolo, vocês querem?

MARCO — Não obrigado.

BRUNINHO — (DESCONFIADO) Não sei não... To achando
que esse bolo é torta.

CENA 10. ESTÚDIO. INT. NOITE
MARTA E BELCHIOR NO MONITOR.

MARTA — Ai, Belchior, pelo amor de Deus! Eu não
agüento mais esse monte de jovem chato na
minha frente.

BELCHIOR — Quem mandou não estudar e virar produtora
de TV.

ENTRA UM JOVEM.

JOVEM — Oi da licença. O teste pra novela das
sete é aqui.

MARTA — Não é na sala do lado, mas nem se dê ao
trabalho de ir porque você tá reprovado.

JOVEM — Mas por quê???

MARTA — Queridinho lê o aviso pregado nessa
porta.

JOVEM — Teste para novela das sete na sala do
lado.

MARTA — Você ainda quer saber porque você tá
reprovado?

JOVEM — E quem é você pra me reprovar?

MARTA — A produtora!

O JOVEM FICA MUITO ASSUSTADO.

JOVEM — Você vai se arrepender! Eu fiz o
Despertar da Primavera, viu? E não era
coro!

E SAI CHORANDO.

BELCHIOR — Por que é que você fez isso?

MARTA — A menina não sabia ler!

BELCHIOR — E desde quando pra ser ator tem que saber
ler?

CENA 11. SHOPPING. INT. NOITE
BETA COME SEU BOLO, DIANA AO LADO DE MARCO. BRUNINHO AINDA
MEIO... BOLADO.

BETA — Quê? Que história é essa de bolo e torta,
menino?

BRUNINHO — Nada não.

BETA — Quer bolo?

BRUNINHO — Não... Eu to bolado.

MARCO — Mas e aí, Diana? Você teve alguma
resposta do teste?

DIANA — Hum Rum.

MARCO — Sério? Como foi?

BETA — Ela passou.

DIANA — Obrigada, Roberta, mas eu por acaso sei
usar bem o dom da fala.

MARCO — É... Eu que não sei, né?

CLIMINHA ENTRE DIANA E MARCO. DIANA FAZ AQUELA CARA DE QUE
VIU UM CÃO SEM DONO QUE SÓ VITÓRIA SABE FAZER.

DIANA — Desculpa por ter falado daquele jeito com
você na praia.

BRUNINHO — Já que estamos falando em praia, aquele
dia a senhora me deu o maior bolo!

BETA OFERECE O BOLO A BRUNINHO.

BRUNINHO — Não, obrigado. Fiquei horas debaixo do
sol te esperando.

DIANA — Eu cheguei na hora, você que nunca
apareceu.

BRUNINHO — Pode ser que eu tenha me atrasado um
pouquinho, mas é que eu demoro um pouco
pra me arrumar.

DIANA — Tipo duas horas?

BRUNINHO — É... Vocês acham muito?

CENA 12. CASA DE DIANA. SALA. INT. NOITE
FERNANDA E LÚCIA SEGUEM VENDO TV.

FERNANDO — E esse programa da Diana, hein?

LÚCIA — O que é que tem?

FERNANDO — Como é que você acha que vai ser?

LÚCIA — Acho que vai ser legal.

FERNANDO — Eu gosto desse Boladão.

LÚCIA — Eu também. Acho bonitinho.

FERNANDO — Não sei o que é que a Diana tem contra.

LÚCIA — Ela diz que ela não se reconhece nas
histórias.

FERNANDO — Mas a Diana não é uma jovem normal, né?

LÚCIA — E existe algum jovem normal?

FERNANDO — Você tá falando que todo jovem é maluco?

LÚCIA — Não é isso. Mas é que essa fase da vida
tudo é novo. E novo é sempre esquisito.
Não é normal, sabe?

CENA 13. ESTÚDIO DE TV. INT.NOITE
MARTA E BELCHIOR SEGUEM.

MARTA — Você é um anormal.

BELCHIOR — Mas porquê?

MARTA — Você não aceita nenhum nome que eu te
sugiro pra ser o protagonista da série!

BELCHIOR — Marta, você me sugeriu o João Velho!

MARTA — E daí?

BELCHIOR — Uma pessoa que sugere o João Velho pra
protagonista de programa devia ser
proibida de falar.

MARTA — Por quê???

BELCHIOR — Aquele cavanhaque dele... Não consigo.

MARTA — Eu nunca achei que eu fosse dizer isso,
mas você consegue ser mais insuportável
do que eu!

BELCHIOR — Obrigado pela parte que me toca.

MARTA — Gabriel Wainer

BELCHIOR — Muito estranho.

MARTA — Guilherme Winter.

BELCHIOR — Muito velho.

MARTA — Gabrile Braga Nunes.

BELCHIOR — Pra fazer o avô?

MARTA — (GRITA) Belchioooooooooooooooooor

BELCHIOR — Que foi?

MARTA — Como produtora desse programinha
insuportável eu vou bancar essa
escalação, o ator que eu escolher vai
bombar e no fim da temporada você vai
ficar com cara de idiota me dando razão e
puxando o meu saco como sempre acontece!
E se tudo o que eu disse não acontecer eu
prometo que eu peço demissão e vou vender
sacolé na feira de Acari! Estamos
entendidos?

BELCHIOR — Ok.

NISSO, ABRE A PORTA E APARECE JOÃO VELHO.

JOÃO — Dá licença gente.
BELCHIOR — Grande João, que saudade de você meu
garoto! Bom te ver!

JOÃO — Bom te ver também, Belchior.

BELCHIOR — Cavanhaque tá lindo!

JOÃO — (ESTRANHA) Tá... Desculpa interromper
vocês, mas é aqui que é o teste da novela
das sete?

MARTA — (MUITO IRRITADA) Você não leu o aviso na
porta?

JOÃO — Aviso. Aqui não tem aviso não. Só durex.
Alguém deve ter arrancado.

MARTA — Filha da p/

CORTA DIRETO PARA:

CENA 14. SHOPPING. INT. NOITE
BETA, BRUNINHO, MARCO E DIANA.

MARCO — Pô, mas to muito feliz que você tenha
passado no teste.

DIANA — E você, teve alguma resposta?

MARCO — Eles disseram que iam me ligar hoje. Não
deve ter rolado.

DIANA — Que pena.

BETA — Que pena mesmo...Vocês fariam um belo par
na TV. Bicicleta e Melancia enfim juntos.

MARCO — Bicicleta e Melancia? Já ouvi isso antes.

BETA - (OLHANDO PARA DIANA) Já?

DIANA — (CORTA) Mas essas coisas de televisão são
assim mesmo. Quando você menos espera
surge uma oportunidade.

BRUNINHO — Vocês acham mesmo duas horas muito tempo
pra se arrumar?

TOCA O CELULAR DE MARCO. Atenção Sonoplastia: TOQUE DE
CELULAR. ELE OLHA.

MARCO — Ih, é a minha mãe.

ATENDE.

MARCO — Alô? Mãe, que saudade!

BETA — Saudade?

BRUNINHO — Os pais dele moram na Mongólia.

BETA — Ele mora sozinho?

BRUNINHO — Não, com a vó.

MARCO MURCHA.

MARCO — Ah tá.

BRUNINHO — Aconteceu alguma coisa?

MARCO — Não é que eu pensei... Não tudo bem. Pode
falar. (P) Sério? Você tá falando sério?
(P) Tá. Posso. Não tranqüilo. Tudo bem.
Tchau.

MARCO DESLIGA OO TELEFONE, MUITO BOLADO.

BRUNINHO — Caraca, Marco, o que é que aconteceu com
a tua mãe pra você ficar desse jeito?

MARCO — Não era a minha mãe.

BETA — Não era a sua mãe?

MARCO — Não, eu olhei o número restrito achei que
fosse ligação de fora, mas...

OLHA PARA DIANA.

MARCO — Era da TV. Era a Marta com o resultado do
teste.

DIANA — E aí? Você passou?

MARCO — Passei.

BRUNINHO — Ah, moleeeeeeeque! Vem cá me dá um
abraço! (BRUNINHO DE SÚBITO MUDA O TOM)
Abraça não que eu ainda to irritado
contigo. Ah, dane-se. Abraça agora depois
eu volto à irritação.

BETA — Parabéns, Marco. Tenho certeza que você
vai fazer um beeeeelo par com a Diana.

DIANA DÁ O OLHAR PARA BETA E VAI CUMPRIMENTAR MARCO.

DIANA — Que bom que você passou. Eu acho que você
vai fazer muito bem esse personagem.

MARCO — Sério?

DIANA — Sério. Parabéns.

OS DOIS FICAM MEIO SEM JEITO E ROLA UM ABRACINHO MALDOSO.
(DAQUELES QUE QUASE BEIJA NA HORA). GABI SURGE DO NADA E DÁ
UM SUSTINHO NOS DOIS.

GABI — Eu posso saber o que tá acontecendo aqui?

FIM

Nenhum comentário: