quarta-feira, 20 de julho de 2011

Bicicleta&Melancia - episódio piloto

A partir dessa semana, toda quarta e sexta, vamos postar os episódios da primeira temporada de Bicicleta&Melancia. Com certeza todo mundo tem curiosidade de saber como vem escrito aquilo que vemos prontinho na tv. Have Fun!!

KN PRODUÇÕES
BICICLETA E MELANCIA

criação: Rodrigo Nogueira
direção geral: Jorge Nassaralla

Bicicleta e Melancia Episódio Piloto Pag.: 1


CENA 1 TEATRO. INT. DIA. E PRAIA. EXT. DIA.
DIANA NO PALCO. COMEÇAMOS BEM FECHADO NO ROSTO DELA, SEM
REVELAR QUE ELA ESTÁ NO PALCO. COMO SE DIANA ESTIVESSE
REALMENTE DIZENDO O SEGUINTE TEXTO PARA ALGUÉM. COMEÇA COM
UM CERTO SILÊNCIO. DIANA MEIO EMOCIONADA.

DIANA — O meu inimigo é o seu nome...

CORTE SECO PARA MARCO SURFANDO COM UMA MÚSICA BEM JOVEM.
CENA RÁPIDA. CORTA PARA DIANA NO TEATRO.

DIANA — O que é que existe num simples nome?

CORTA PARA MAIS UMA IMAGEM DE MARCO SURFANDO COM A MÚSICA
AO FUNDO. CORTA PARA DIANA. DESSA VEZ O PLANO VAI ABRINDO E
REVELAMOS QUE DIANA ESTÁ NUM TEATRO.

DIANA — O que chamamos de rosa, sob outra
designação, teria igual perfume?
Continuarias sendo o que és, se acaso
Montecchio tu não fosses.

CORTA PARA MARCO SURFANDO MAIS UMA VEZ COM A MÚSICA AO
FUNDO. CORTA PARA DIANA. MAS DESSA VEZ A MÚSICA QUE ESTAVA
NO BG DAS IMAGENS DE MARCO VAZA PARA A CENA DE DIANA.

DIANA — Não será mão, nem pé, nem braço ou rosto,
nem parte alguma que pertença ao corpo.
Seja outro nome. Romeu, risca teu nome,
e, em troca dele, que não é parte alguma
de ti mesmo, fica comigo inteira.

TODOS APLAUDEM DIANA. CORTA PARA MARCO NA PRAIA. MARCO
CHEGANDO COM A PRANCHA NA AREIA. UM GRUPO DE SURFISTAS
APLAUDINDO ELE.

GASTÃO — Marco Monte Aquino. Guardem esse nome!

CORTA PARA

Bicicleta e Melancia Pag.: 2

CENA 2 TEATRO. INT. DIA

MELCHIOR CONVERSANDO COM UM ALUNO (FIGURAÇÃO).

MELCHIOR — Então sempre que você estiver dizendo um
Shakespeare você tem que absolutamente...

MELCHIOR VÊ DIANA PASSANDO.

MELCHIOR — Peraí só um minutinho. (CHAMA DIANA)
Diana!

DIANA — (SEM JEITO) Oi Melchior.

MELCHIOR — Só queria te dizer que o que você fez no
palco foi muito tocante.

DIANA — Aquela ceninha?

MELCHIOR — Era Romeu e Julieta!

DIANA — (BRINCA) Jura? Decorei o texto e nem li o
nome da peça.

MELCHIOR — Você sabe que você arrasou.

DIANA — Julieta é uma menina mimada que joga tudo
pro alto por causa de um garoto que veste
uma legging. Não dá pra arrasar fazendo
um personagem bobo desses.

MELCHIOR — (RI) Poucas meninas da sua idade
conseguem fazer um personagem complexo
daqueles com tanta verdade. De boba ela
não tem nada. Nem você.

DIANA — (SEM JEITO) Obrigada, professor.

CENA 3 PRAIA. EXT. DIA

CORTE MUITO SECO E GRUDADO COM A CENA ANTERIOR. MARCO
DIANTE DE GASTÃO.

MARCO — Valeeeeeeeu, mestre!

Bicicleta e Melancia Pag.: 3

GASTÃO — Mas é a mais pura verdade. Do jeito que
você tá voando, tem muita chance no
estadual. E se bobear ainda faz bonito no
brasileiro.

MARCO — Brasileiro? Tu acha mesmo, Gastão? Que eu
tenho chance pra entrar no super surfe?

GASTÃO — Se tem duas coisas que eu conheço bem é
mulé e prancha. E baseado nesses meus
conhecimentos eu digo que você entra.

MARCO — Ihhh. Se o que você conhece de surfe for
igual ao que você conhece de mulher eu
não entro nem pro campeonato de jacaré no
riacho de Nova Iguaçu.

GASTÃO — Mas tu é muito mascarado mesmo, hein
moleque.

MARCO — Aprendi com o mestre Gastão.

GASTÃO — Por falar em mulher, olha aí...

VEMOS GABI APARECER. ELA TEM UM AR SENTIDO E DOCE.

MARCO — Oi Gabi.

CENA 4 TEATRO. INT. DIA

MELCHIOR CONVERSA COM UM ALUNO AO FUNDO, O MESMO DA CENA 2
(FIGURAÇÃO). DIANA O OBSERVA DE LONGE. BETA CHEGA.

BETA — Quer ajuda pra catar teu queixo caído?

DIANA — O Melchior é um gato, né?

BETA — Tenho certeza que o namorado dele também
acha a mesma coisa.

DIANA — Você continua com essa história de achar
que o Melchior é gay?

BETA — Não é história: ele é gay!

Bicicleta e Melancia Pag.: 4

DIANA — Ele é sensível.

BETA — Ele sabe quem é o Zach Effron.

DIANA — E...

BETA — E ele leu o “Crespúsculo”.

DIANA — O que é que tem?

BETA — Diana, pra ler Crepúsculo e saber quem é
o Zach Efron só sendo mulher, jovem ou
gay.

DIANA — Como você é preconceituosa, Beta.

BETA — Realista.

DIANA — Eu odeio o Zach Effron não suporto
“Crepúsculo” e sou jovem...

BETA — Mas você não é normal. O Melchior é.
Normal e gay. Ele e o Zach Effron. Só que
o Zach é uma bichona. O Melchior pelo
menos segura a onda...

NISSO ENTRA MARTA, A PRODUTORA.

MARTA — Dá licença. Você é a Diana?

DIANA — Sou eu mesma.

MARTA — Eu posso conversar com você?

FECHA EM DIANA, DESCONFIADÍSSIMA.

CENA 5 PRAIA . EXT. DIA

GABI DIANTE DE MARCO. GASTÃO AINDA POR ALI.

GABI — Oi Marco.

MARCO — Oi Gabi.

Bicicleta e Melancia Pag.: 5

GASTÃO — Bom, vou puxar, Marquito. (SUPER DUPLO
SENTIDO) Eu vou... passar parafina... na
prancha.

GASTÃO SAI.

MARCO — Quê que você tá fazendo aqui, Gabi?

GABI — Como, o que eu to fazendo aqui? Eu não
posso vir encontrar o meu namorado?

MARCO — A gente não combinou ontem que ia dar um
tempo?

GABI — Eu não agüentei. Eu preciso conversar.

MARCO — Gabi, vamos esfriar a cabeça e depois a
gente conversa.

GABI — Porque é que você tá fazendo isso comigo?

MARCO — Eu fazendo isso contigo???

GABI — Eu vim aqui pra gente se resolver.

MARCO — Depois do que você me disse ontem eu acho
muito difícil a gente resolver qualquer
coisa.

GABI — Eu não vou terminar o meu namoro por
causa de uma questão ultrapassada que nem
virgindade.

MARCO — Eu não disse que a gente vai terminar. Só
disse que eu preciso de um tempo.

GABI — Vamos conversar, Marquito.

MARCO — Não dá pra conversar, Gabi. Não agora.

MARCO SAI. GABI FICA ALI, DESOLADA.

CENA 6. TEATRO. INT. DIA

CONT. DA CENA 4. MARTA DIANTE DE DIANA E BETA.

MARTA — Meu nome é Marta Saad. Eu sou produtora
de elenco de “Boladão”.

Bicicleta e Melancia Pag.: 6

DIANA — “Boladão?”

MARTA — É a série da TV Gl...

DIANA — Eu sei. Aquele programa idiota que trata
os adolescentes como retardados mentais
que só se preocupam com aparência e
pegação.

MARTA — (IRÔNICA) Que bom que você assite.

DIANA — Vi uma vez pra nunca mais.

MARTA — Eu vi a sua cena e queria te chamar pra
fazer um teste pra nova temporada.

DIANA — De “Boladão”? Você tá falando com a
pessoa errada.

MARTA — Eu achei que isso fosse um curso de
teatro.

DIANA — E é.

MARTA — (MAIS IRÔNICA) Ufa, já tava preocupada
por não ter visto a plaquinha de
“conferência de jovens pretensiosos” na
porta de entrada e ter vindo parar no
lugar errado.

DIANA — Eu vou ser diretora de cinema. Eu faço
teatro pra conhecer atores.
MARTA — Você é perfeita pro papel.

DIANA — Eu não sou perfeita porque eu não quero
esse papel.

MARTA — Você disse que quer ser diretora de
cinema?

DIANA — Não. Eu disse que eu vou ser.

Bicicleta e Melancia Pag.: 7

MARTA — Quer oportunidade melhor pra começar a
aprender do que dentro de um estúdio?
Pensa bem, garota. Se você mudar de idéia
tá aqui o meu telefone.

MARTA SAI.

BETA — Falei que você não era normal.

CENA 7. TEATRO. INT. DIA

LÚCIA E FERNANDO NO MAIOR AMASSO.

LÚCIA — Pára, Fernando, tá bem na hora da Diana
voltar.

FERNANDO — Relaxa, a gente ouve o barulho do
elevador chegando no hall.

DIANA E BETA ENTRAM. ELES SE RECOMPÕEM COM MUITA PRESSA.

LÚCIA — (RECLAMA) Não falei?

BETA — U-lá-lá!

LÚCIA — (MUDA O TOM) Não falei, Fernando? Não
falei? Que o meu brinco tava nessa fenda?

FERNANDO — Oi meninas! Subiram de escada?

DIANA — (SE DIVERTE) Como é que você adivinhou?

FERNANDO — Palpite.

LÚCIA — Ainda bem que eu achei o meu brinco.

DIANA — Seus dois brincos tão na orelha, mãe.

LÚCIA COLCOCA AS MÃOS NA ORELHA, SEM JEITO. BREVE SILÊNCIO.
FERNANDO PEGA SUA PASTA, UNS PAPÉIS ALI E SE LEVANTA.

FERNANDO — Bom, eu vou voltar pro trabalho. Já
peguei tudo o que eu precisava.

Bicicleta e Melancia Pag.: 8

PASSANDO POR DIANA E BETA, QUE FALA BAIXINHO PRA ELE.

BETA — Pegou mesmo?

FERNANDO — (SACANA) De noite eu pego o que faltou.

DÁ UMA PISCADELA PRA ELA E SAI. DIANA RI.
CORTA PARA

CENA 8 QUARTO DE DIANA. INT. DIA

DIANA E BETA ENTRANDO NO QUARTO.

BETA — Ai, eu acho o máximo os seus pais. Dando
um mega amasso no meio do dia.

DIANA — Beta!

BETA — Tá bom, tá bom. Se pegando.

DIANA — Vamos ouvir um som?

BETA — Deixa eu adivinhar. The Smiths?

DIANA — Pra quê ouvir outra coisa quando se pode
ter a melhor banda do mundo?

DIANA PEGANDO UM DISCO DO THE SMITHS E COLOCANDO NA
VITROLA.

BETA — Ai, Diana, você podia variar um poquinho
né?

DIANA — Ouvindo o quê, por exemplo?

BETA — Taylor Swift, Justin Bieber, Jonas
Brothers.

DIANA — Não obrigada.

BETA — Você com essa história de ser contra
coisa de jovem.

DIANA — Eu não sou contra coisa de jovem. Eu só
tenho um gosto musical diferente das
pessoas da minha idade.

BETA — Sei.

Bicicleta e Melancia Pag.: 9

OUVIMOS “PLEASE, PLEASE, PLEASE” DE THE SMITHS.

DIANA — Desculpa gata, mas Please, please, please
não se compara a nada que possa sair de
uma banda composta por um trio de garotos
afeminados.

BETA — Você até pode ter razão. Mas por outro
lado nada se compara à bundinha do Nick.
E à do Kevin. E à do Joe.

DIANA — (RI) Você não existe, Beta.

BETA — Existo, amo Jonas Brothers e um dia ainda
vou pegar os três de uma vez. E com creme
chantilly!

CENA 9 SHOPPING. INT. DIA

MARCO E BRUNINHO NA MESA DO SHOPPING. COMENDO UM LANCHE COM
MILKSHAKE. A PRANCHA DE MARCO ESTÁ APOIADA NA MESA.

MARCO — Bruninho, passa o sbrubbles.

BRUNINHO — Quê???

MARCO FAZ BARULHO DE PEIDO COM A LÍNGUA.

MARCO — Prrrrrrrrr.

E RI MUITO.

BRUNINHO — Caraca, Marco, é a terceira vez que você
faz essa brincadeira idiota hoje.

MARCO — E é a terceira vez que você cai nela!
Você não ouviu a gimentshe.

BRUNINHO — Hein???

MARCO — Prrrrrrrr.

E RI MUITO.

Bicicleta e Melancia Pag.: 10

BRUNINHO — Eu vou embora.

BRUNINHO SE LEVANTA.

MARCO — Foi mal. Fica vai. Eu prometo que eu não
faço mais.

BRUNINHO — Não tenho que ficar te aturando, não.

MARCO — Melhor amigo serve pra quê?

BRUNINHO VOLTA A SE SENTAR, ANIMADO.

BRUNINHO — Pra ouvir sacanagem!

MARCO — Hein?

BRUNINHO — Me conta como é que foi com a Gabi ontem?

MARCO — Com a Gabi?

BRUNINHO — É, ué. Ela não ia dormir na tua casa.
Quero saber de todos os detalhes!

FECHA EM MARCO SEM JEITO.

CENA 10. CASA DE DIANA. QUARTO DE DIANA. INT. DIA.
DIANA TIRANDO FOTOS DE BETA.

BETA — Mas e aí, Diana? Você decidiu se vai
fazer o tal teste?

DIANA — Do Boladão?

BETA — É.

DIANA — Amiga, pensa que eu entrar pro elenco de
uma série daquelas é tão possível quanto
você descer o corredor de uma igreja de
braço dado com o Zach Effron.

BETA — Ia ser o máximo!

Bicicleta e Melancia Pag.: 11

DIANA — Você com o Zach Effron? Mas não é você
que diz que ele é uma bichona?

BETA — Mas não deixa de ser um gostoso. E como
eu disse, eu não sou preconceituosa.

DIANA — Só você mesmo, Roberta.

BETA — Eu acho que você devia fazer o teste,
Diana.

DIANA — Eu quero ser diretora de cinema
justamente porque eu acho que tudo que
tem na mídia hoje trata o jovem como se
ele fosse um idiota.

BETA — Mas pensa no que a produtora te falou.
Você pode aprender lá dentro e mudar o
que você quiser.

DIANA — Se infiltrar no sistema e fazer uma
revolução interna?

BETA — Menos, Diana. Você não vai mudar o mundo.

DIANA — Pode ser que eu não mude o mundo, mas
chamar atenção pros problemas já é um bom
começo.

BETA — Chamar atenção como?

DIANA — Fazendo filmes!

BETA — É mais fácil fazer a coreografia de
“Single Ladies” pelada e postar no
Youtube. Eu garanto que você vai chamar
muita atenção.

DIANA — Quê??

BETA — Beyoncé sempre funciona, gata.

CENA 10. SHOPPING. INT. DIA

CONTINUAÇÃO DA CENA 8. BRUNINHO DIANTE DE MARCO.

Bicicleta e Melancia Pag.: 12

BRUNINHO — Conta logo, Marquito. Como é que foi a
com a Gabi.

MARCO — Pô... Foi maneirão.

BRUNINHO — Comeu?

MARCO — Hein?

BRUNINHO — Conta, vai! Ela tem peitão?

MARCO — Bruninho!

BRUNINHO — Que ela tem peitão todo mundo sabe, mas e
o mamilo?

MARCO — (SE IRRITA) Bruninho...

BRUNINHO — Como é que é o mamilo dela? É rosinha?

MARCO — (GRITA) Bruno!

BRUNINHO — Eu sou curioso.

MARCO — A Gabi é minha namorada e eu não vou
ficar falando da nossa intimidade.

BRUNINHO — Que saco!

MARCO — Quer mudar de assunto?

CORTA DIRETO PARA:

CENA 11. CASA DE DIANA. QUARTO DE DIANA. INT. DIA

BETA E DIANA.

DIANA — Quer mudar de assunto?

BETA — Eu acho que você deveria fazer esse
teste.

DIANA — Eu quero ser diretora de cinema.

BETA — E...

DIANA — Pra que é que eu vou virar atriz de
televisão.

Bicicleta e Melancia Pag.: 13

BETA — Bicicleta e Melancia, Diana.

DIANA — Hein???

BETA — Bicicleta e Melancia. Uma coisa não tem
nada a ver com a outra. Fazer o tal
programa não vai te impedir de ser
diretora. Pode até ajudar...

DIANA — É... Você tem razão. Eu só tenho medo de
ficar perpetuando essa imagem de
adolescente vazio sem nada na cabeça.
Desses que só pensam em balada e surfe.

CENA 12. CASA DE DIANA. QUARTO DE DIANA. INT. DIA
CONT. DA CENA 10.

MARCO — Vamo pra night hoje?

BRUNINHO — Vai rolar o quê?

MARCO VAI RESPONDER. E BRUNINHO CORTA.

BRUNINHO — Precisa dizer não. Se tem mulé eu to
dentro. Vem cá. E teus pais, hein?

MARCO — Ah, ligaram ontem. Bate mó saudade.

BRUNINHO — Qual o nome da cidade mesmo onde eles tão
morando?

MARCO — Ullan Bator, Mongólia.

BRUNINHO — Eu ia adorar morar num lugar diferente
assim.

MARCO — Só tu mermo pra gostar de morar no único
país da Ásia que não tem saída pro mar e
os habitantes são tudo um bando de
mongol.

BRUNINHO — Tem mais coisa na vida além de surfe.

MARCO — Eu sei. (T) Só não é tão legal.

Bicicleta e Melancia Pag.: 14

BRUNINHO — Você acha que entra no campeonato?

MARCO — O Gastão acha que sim. Mas aconteceu uma
parada meia hora atrás que pode mudar a
minha vida.

BRUNINHO — Sério? Me conta!

MARCO — Quando eu tava vindo pra cá. Me ligaram
da...

MARCO VAI FALAR. NISSO APARECE GABI.

MARCO — Oi Gabi.

ELA PEGA O MILKSHAKE QUE ESTÁ EM FRENTE A MARCO E JOGA NA
CABEÇA DELE.

GABI — Já que não dá pra conversar, eu resolvi
agir.

E SAI.

MARCO — (SEM ENTENDER) Hã????

BRUNINHO — Prrrrrrrrrr.

CENA 13 RUAS. EXT. DIA

DIANA E BETA ANDANDO LADO A LADO. DIANA CARREGA UNS LIVROS.
NA TELA VEMOS AS MENINAS ANDANDO DA ESQUERDA PARA A
DIREITA. CAM EM TRAVELLING ACOMPANHA AS DUAS.

DIANA — Eu não acredito que eu to indo prum
shopping! Eu acho que eu não entro num
shopping desde mil novecentos e noventa e
oito.

BETA — Ainda bem que você tem uma amiga de bom
gosto pra te ajudar.

DIANA — Já disse que eu topo tudo, menos saia.

Bicicleta e Melancia Pag.: 15

BETA — Diana, assim vai ficar difícil escolher
uma roupa pra você fazer o teste, né?

DIANA — Ai, esse teste...

BETA — Se você falar que tá pensando em desistir
eu enfio esses teus livros pela boca.

DIANA — Eu não vou desistir. Mas também não quero
ir vestida feito uma...

BETA — Jovem? Ai, meu pai... Eu to a um passo de
te dar um unfollow no twitter!

CENA 9 RUAS. EXT. DIA

MARCO E BRUNINHO ANDANDO LADO A LADO. MARCO CARREGANDO A
PRANCHA E TODO MELADO DE MILK SHAKE. NA TELA, VEMOS OS
RAPAZES CAMINHANDO DA DIREITA PARA A ESQUERDA. CAM
ACOMPANHA OS DOIS EM TRAVELLING.

BRUNINHO — Caraca, Marco, tu deve ter aprontado feio
com a Gabi, hein.

MARCO — Chega Bruninho.

BRUNINHO — O que é que tu fez?

MARCO — Já disse que eu não vou falar nesse
assunto.

BRUNINHO — Peidou? Bebeu? Traiu?

MARCO — Bruno!

BRUNINHO — Tu quis comer e ela não quis dar!

MARCO DE SÚBITO PÁRA E SE VIRA PARA BRUNINHO.

MARCO — Se você não calar a boca eu vou enfiar
essa prancha no teu/

*DIVIDE TELA COM*

CENA 14 RUAS. EXT. DIA

Bicicleta e Melancia Pag.: 16

MARCO E BRUNINHO CAMINHANDO LADO A LADO (DA DIREITA PARA A
ESQUERDA) E BETA E DIANA FAZENDO A MESMA COISA (DA ESQUERDA
PARA A DIREITA). TELA DIVIDIDA. OS DIÁLOGOS DEVEM SER
GRAVADOS PARA SE ENCAIXAR EXATAMENTE COMO SEGUE NO TEXTO A
SEGUIR.

DIANA — Ai, Beta, sem tergiversões...

MARCO — Tu para de frescura, moleque.

BETA — Tergiversões?

DIANA — É...

BRUNINHO — Eu só to perguntando como foi com a Gabi.

BETA — To só tentando te dar um toque de amiga.

MARCO — Eu não vou falar da Gabi!

DIANA — Eu não preciso desse tipo de toque.

BETA — Você é adolescente!

DIANA — Ser adolescente não significa agir que
nem uma idiota.

BRUNINHO — Tu é mó otário.

MARCO — Se tu continuar com me enchendo eu vou te
dar um coió que tu vai parar lá na
Mongólia.

DIANA — E se você insistir nesse assunto eu
realmente vou preferir a companhia dos
meus botões.

BRUNINHO — Tu nunca não fala nada pra mim!

BETA — Você nunca me ouve!

BRUNINHO — Se tu é meu amigo você vai ter que me
contar o que rolou com a Gabi.

BETA — Se você não aceitar meus conselhos eu vou
deixar de ser sua amiga!

Bicicleta e Melancia Pag.: 17

DIANA — (JUNTO COM MARCO) Me deixa em paz!

MARCO — (JUNTO COM DIANA) Me deixa em paz!

OS DOIS TROMBAM. *FIM DA DIVISÃO DE TELA.* OS LIVROS DE
DIANA CAEM E A PRANCHA DE MARCO TAMBÉM. DIANA FURIOSA.

DIANA — Olha só o que você fez seu... seu...
jovenzinho idiota!

MARCO — Jovenzinho idiota???

NISSO, APARECE GABI.

GABI — Idiota sim! E da pior espécie.

DIANA COM CARA DE “NÃO DISSE”. GABI FURIOSA.

BRUNINHO — Aposto que agora você queria tar na
Mongólia...

FIM DO EPISÓDIO PILOTO.

Nenhum comentário: