sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

OBITUÁRIO IDEAL –Cena 5

IMG_2353_foto_paula_kossatz_press  A TELEVISÃO SEMPRE LIGADA. MULHER TERMINANDO DE SE MAQUIAR. SE OLHANDO NO ESPELHINHO. PODE ESTAR FAZENDO CARAS DE CHORO. HOMEM ENTRA COM UMA MALA.

Mulher: Anda logo, senão a gente perde o voo.

Homem: Eu até agora não acredito que a gente tá indo pra Colômbia.

Mulher: Não era você que disse há pouco tempo que a gente tava precisando viajar?

Homem: Eu tinha pensando numa praia tranquila. Ou uma fazendinha.

Mulher: Lugar isolado morre pouca gente.

Homem: A idéia não era essa.

Mulher: Eu sei. Mas a gente tá indo a um enterro que é muito melhor.

Homem: É. Muito melhor.

Mulher: E não é um enterro qualquer. São jovens. Dez jovens.

Homem: São dez jovens.

Mulher: Será que vai ter criança?

Homem: Bem capaz.

Mulher: Ai, tomara.

Homem: Por quê?

Mulher: Vou chorar que nem uma louca.

Homem: Se tiver criança?

Mulher: Terninho, coroinha, caixãozinho.

Homem: Que loucura.

Mulher: Acho tão bonito aquele tom de azul.

Homem: Que tom?

Mulher: Do caixãozinho de criança. (pausa) Uma graça.

Homem: Eu vou terminar a nossa mala.

Mulher: Você viu a minha máquina?

Homem: Você vai levar a máquina de fotografia?

Mulher: A gente não tá indo viajar?

Homem: Mas pra ir a um enterro!

Mulher: As fotos vão ficar lindas!

Homem: Você remarcou o médico?

Mulher: Pra amanhã.

Homem: Mas a gente não vai ter voltado.

Mulher: Então vou ter que desmarcar

Homem: Eu não acredito nisso.

Mulher: Eu também não. Nunca uso máquina fotográfica e na hora que a gente precisa dela a diaba some.

Homem: Você sabe do que eu to falando.

Mulher: Do enterro?

Homem: Do médico.

Mulher: Eu vou remarcar.

Homem: É importante.

Mulher: Eu sei.

Homem: Dependendo do que ele falar da... do...

MULHER PARA DE PROCURAR E ENCARA O MARIDO.

Homem: Dependendo do que ele falar a gente pode voltar a tentar.

PAUSA

Mulher: É. Dependendo a gente pode.

ELES SE APROXIMAM.

Homem: Você tem certeza que você quer ir pra Colômbia atrás de um enterro? (Taí uma frase que eu achei que eu nunca fosse dizer).

Mulher: Eu tenho.

Homem: Pensa bem.

VOLTA A PROCURAR.

Mulher: Não tem o que pensar.

Homem: Eu acho que a gente podia rever essa história.

Mulher: Se a gente revir qualquer coisa a gente perde o vôo.

Homem: A gente pode remarcar a passagem.

Mulher: E perder um enterro desses? Nem morta! (sem trocadilho).

Homem: Me escuta.

Mulher: Vai falando.

Homem: Quando a gente foi ao enterro da minha vó...

SE ESBARRAM/ ELA SEDUZ.

Mulher: O que é que tem?

Homem: Quando a gente foi ao enterro da minha vó.

Mulher: Foi quando a gente percebeu.

Homem: Eu me lembro.

Mulher: E não foi?

Homem: Foi muito.

Mulher: E a gente tem conseguido.

Homem: A gente tem.

Mulher: Depois do enterro da sua vó.

Homem: Por isso que a gente decidiu.

Mulher: Os outros enterros.

Homem: Sentir.

Mulher: Então.

Homem: É que eu acho que é possível. Eu acho que a gente consegue. Sem precisar dos enterros.

Mulher: A gente não consegue.

Homem: A gente consegue.

Mulher: Não é mais a mesma coisa.

Homem: Pode voltar a ser.

Mulher: Não pode. Depois do que eu tenho sentido nos enterros. Não faz mais sentido, entende? Sem os enterros não faz mais sentido. Fica muito comum, muito pequeno. E pouco real.

Homem: Como pouco real?

Mulher: O que eu tenho sentido nos enterros... É uma coisa que eu nunca senti antes na minha vida. Um sentimento que não tem nem nome. Como se fosse uma sensação de tudo. De tudo que eu já passei e de tudo que eu vou passar. E eu não sei se é bom ou se é ruim. Se é alegre ou se triste. Se é frio ou se é vermelho. Eu só sei que é de verdade. É tão de verdade, que parece que tudo o que eu sinto fora de lá não é mais o suficiente. Não é mais real. Nem você.

Homem: Eu?

Mulher: É que nos enterros. Quando eu olho pra você. Parece que o castanho do teu olho e o mais castanho que um dia ele vai ser.

ELE MEXE NO CABELO DELA.

Mulher: Quando você tira o cabelo do meu rosto, parece que a sua mão passa pelo lugar exato que uma mão precisa passar pra tirar o cabelo de um rosto.

ELE A ABRAÇA.

Mulher: E quando você usa os seus braços pra me fazer caber no meio do teu corpo, eu entendo o significado real da palavra abraço.

Homem: Eu to te abraçando agora. E é de verdade.

Mulher: Mas não parece. Quando eu não to sentindo o que eu sinto lá... O que eu sinto é... é o que não é. É tudo que não é real.

Homem: Deixou de ser teatro?

Mulher: Virou verdade. O teatro agora é aqui fora.

ELA APONTA PARA A TELEVISÃO, COMO SE APONTASSE PARA O PÚBLICO. OUVIMOS APLAUSOS DE UM PROGRAMA DE AUDITÓRIO. O HOMEM VIRA O ROSTO DELA. ELES VÃO SE BEIJAR. TOCA O TELEFONE.

Mulher: Alô. (tempo). É? (tempo). Que ótimo (tempo). Onde? (tempo). Ta. (tempo). No azul. No Amarelo, então? Setor amarelo. Tá. (tempo). Tchau.

Homem: Quem era?

Mulher: Minha irmã teve filho.

Homem: E agora?

Mulher: A gente manda flores do aeroporto.

Homem: A gente não vai?

Mulher: Ao enterro? *Claro que sim. (juntos)

Homem: *Não, à maternidade?

Mulher: Quê?

Homem: Ao enterro?

Mulher: É. Ao enterro. Bogotá, Colômbia. Foi.

Homem: E à maternidade?

Mulher: Depois de amanhã.

Homem: Mas ela ta na maternidade?

Mulher: Ta. Na maternidade... * do hospital onde eu trabalho.

Homem: *no seu hospital? (juntos)

Homem: E a gente não vai visitar.

Mulher: Acabei de falar, depois de amanhã. Vamos senão a gente perde o vôo.

Homem: Meu amor.

Mulher: Desisti de procurar a minha máquina.

Homem: (PARA SI) Dez descidas, dez abraços, dez descidas.

Mulher: O que é que você tá falando?

Homem: Nada.

Mulher: O enterro vai ser lindo.

Homem: Vai. Vai ser lindo.

Mulher: Será que hoje a gente consegue?

Homem: Consegue o quê?

Mulher: O choro grave?

Homem: Vamo tentar.

Mulher: Mas não tem como.

Homem: Não tem.

Mulher: A gente não conhece nenhuma vítima.

Homem: Quem sabe você não consegue?

Mulher: Só se o professor de matemática se matasse.

Homem: Oi?

Mulher: Do meu obituário ideal.

SILÊNCIO. PEGA NA BOLSA.

Mulher: Achei minha máquina. Vamos embora?

Nenhum comentário: