sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Bicicleta&Melancia – episódio 14

KN PRODUÇÕES
BICICLETA E MELANCIA

criação: Rodrigo Nogueira
direção geral: Jorge Nassaralla


CAPÍTULO CATORZE

CENA 1. EMISSORA. SALA DE ESPERA. INT. DIA

DIANA — (SUPER LÁ) Que bom que você não fez
aquela brincadeira idiota.

MARCO — Não. Mas tem uma coisa que eu vou fazer.

DIANA — O quê?

MARCO VAI BEIJAR DIANA. ENTRA MÚSICA. QUANDO ELES ESTÃO
PARA SE BEIJAR GABI APARECE.

GABI — Marco!

MARCO — Gabi.

DIANA — Gabi?

GABI — Marco! (P) Diana.

MARCO — Oi Gabi!

DIANA — Oi Gabi!

GABI — O que é que isso?

DIANA — Isso o quê?

GABI — Diana, você tava pra enfiar a língua na
goela do meu namorado e tá me perguntando
“isso o quê”?

MARCO — Que isso, Gabriela?

DIANA — (EM CIMA/SUPER NORMAL) A gente tava
ensaiando uma cena.

GABI — Uma cena?

DIANA — A gente tava ensaiando uma cena.

GABI — (PUTA) Vocês tavam ensaiando uma cena?

MARCO — Isso. A gente tava ensaiando uma cena.

UM BREVE SILÊNCIO.

GABI — (ENTENDE) Vocês tavam ensaiando uma cena!

MARCO — A gente tava ensaiando uma cena.

DIANA — É. Era uma cena.

GABI — Que máximo.

DIANA — Né?

GABI — Continua!

MARCO — Oi?

GABI — (SINCERA) Continua a cena! Eu quero ver!

FECHA NA SAIA JUSTA DE MARCO E DIANA.

CENA 2. TEATRO. INT. DIA
CONTINUAÇÃO DA CENA 16 DO CAP 13.

BETA — Como é que eu vou te ajudar a ficar com a
Bianca?

BRUNINHO — Ah, você é esperta. Tu vai saber.

BETA — E o que é que eu ganho em troca?

BRUNINHO — Caramba! (P) A minha amizade, ué?

BETA — E o que é que te faz pensar que eu quero
a sua amizade?

BRUNINHO — Eu já disse. Você é esperta.

BETA — Tá bom, Bruninho. Eu vou te ajudar a
conquistar a Bianca.

BRUNINHO — Sério.

BETA — Super. Desde que acabou a última
temporada do “Vai pra onde” eu tenho
sentido falta da presença de algum Bruno
na minha vida.

BRUNINHO — Pô, mas eu sou muito melhor que o Bruno
de Luca, vai.

FECHA NUMA EXPRESSÃO GENIAL DE BETA.

CENA 3. EMISSORA. SALA DE ESPERA. INT. DIA
CONTINUAÇÃO DA CENA 1. MARCO E DIANA CONGELADOS DIANTE DE
GABI.

GABI — Vai gente! Faz a cena, to louca pra ver.

MARCO — Ah, Gabi. Assim na sua frente é
esquisito.

GABI — Esquisito por quê, gente. É cena. (PARA
DIANA) Só não pode botar a língua. (P) Tá
bom só um pouquiho.

DIANA — Eu tenho que ir embora. Foi mal, Gabi.
Mas é que eu combinei de me encontrar com
a Beta agora. E eu já to atrasada.

GABI — Ah, que pena.

DIANA — Muita pena.

GABI — Vamo combinar de fazer alguma coisa esses
dias. Eu passo na sua casa pra gente
papear.

DIANA — Claro, na minha casa...

GABI — Eu tenho o seu endereço.

DIANA — Tem? Como é que você tem?

GABI RI.

DIANA — (ESTRANHA) Bom, gente, eu vou indo. Pra
não me atrasar. Tchau.

DIANA SAI. GABI REPETE A RISADA PARA MARCO.

CENA 4. TEATRO (OU RUA). INT (OU EXT). DIA
CONTINUAÇÃO NÃO IMEDIATA DA CENA 2. BETA E BRUNINHO SEGUEM
CONVERSANDO.

BRUNINHO — Mas o que é que tu tá pensando em fazer
pra me ajudar a carcar a Bianca?

BETA — A gente pode começar por uma aula de
etiqueta. “Carcar a Bianca”?

BRUNINHO — É o meu jeitinho.

BETA — Jeitinho totalmente corta tesão, sinto
dizer. Se você quer conquistar a garota
você vai ter que mudar muuuuuuita coisa.

BRUNINHO — Já é!

PULA NA FRENTE DE BETA E ABRE OS BRAÇOS.

BRUNINHO — O que é que eu faço pra mudar?

BETA — Que tal nascer de novo?

BRUNINHO — Não entendi.

BETA — Deixa pra lá. Eu tenho que ir.

BRUNINHO — Peraí, mas tu não vai me ajudar?

BETA — Hoje, mais tarde, no shopping. Agora eu
fiquei de encontrar com a Diana e já to
atrasada. Beijo!

BETA SAI. BRUNINHO FICA ALI.

BRUNINHO — (PARA SI) Nascer de novo?

CENA 5. EMISSORA. SALA DE ESPERA. INT. DIA
CONTINUAÇÃO NÃO IMEDIATA DA CENA 3.

MARCO — Como é que você entrou aqui na emissora,
Gabi?

GABI — O segurança é amigo meu e me deixou
entrar.

MARCO — Você é amiga de um dos seguranças?

GABI — Muito. Eu sou amiga da garotada!

MARCO — Hein?

GABI — Que pena que a Di foi embora.

MARCO — E como é que você sabia onde ela mora?

GABI — (MISTÉRIO) Uuuuuuuuuu. Nossa, Marquito.
Quando eu cheguei aqui eu achei que você
ia beijar a Didi de verdade.

MARCO — Didi de quê?

GABI — Vocês dois! Quando eu vi vocês dois eu
achei que era beijo mesmo, sabe?

MARCO — Sei.

GABI — Me deu um negócio. Eu não sei nem o que
eu faria se você me traísse.

MARCO — Fica tranqüila que eu não vou te trair,
Gabi.

GABI — Eu sei, né?

MARCO — Sabe?

GABI — Claro. Você não quer que eu conte pro
mundo inteiro que você é virgem.

MARCO — Dá pra falar mais baixo?

GABI — Vamo almoçar? Que eu to com fome? Hoje eu
to com uma vontade de comer rabanete!

GABI SAI. MARCO VAI ATRÁS. CAM CORRIGE PARA MARTA QUE
ESTAVA ALI PERTO OUVINDO TUDO.

MARTA — (PARA SI) Virgem?

CENA 6. CASA DE DIANA. QUARTO DE DIANA. INT. DIA
BETA E DIANA CONVERSAM E OUVEM MÚSICA. ESTÁ TOCANDO, CLARO,
THE SMITHS.

BETA — Então quer dizer que você deu um beijo no
Marco ontem?

DIANA — Foi.

BETA — E hoje quase rolou de novo?

DIANA — Isso.

BETA — E a Gabi chegou bem na hora?

DIANA — É.

BETA — Gente, que máximo. Sua vida tá parecendo
um seriado de TV, amiga!

DIANA — Menos, Roberta.

BETA — Eu sempre soube que eu tinha razão quanto
ao Marco.

DIANA — Na verdade eu não sei o que eu sinto por
ele.

BETA — Começa com “t” e termina com “esão”.

DIANA — É que não é só tesão.

BETA — Ih, meu pai então o negócio era mais
sério do que eu pensava.

DIANA — Não é sério. Mas eu não sei o que é.

BETA — Diana. Chega. A sua vida não é uma série
de TV e muito menos um filme com o Ethan
Hawke e a Julie Delpy.

DIANA — Roberta.

BETA — Chegou a hora, nega. Chegou a hora da
gente voltar a falar do Estevão.

CENA 7. EMISSORA. ESTÚDIO (OU SALA DE ESPERA). INT. DIA
BELCHIOR LENDO UM TEXTO E MARTA SE APROXIMA.

MARTA — Tá ocupado?

BELCHIOR — Sempre.

MARTA — Posso dar uma palavrinha com você?

BELCHIOR — Nunca.

MARTA — Ai, Belchior, deixa de ser mala.

BELCHIOR — Você me inspira.

MARTA — Será que dá pra você parar um pouquinho o
que você tá fazendo pra prestar atenção
no que eu tenho pra te dizer.

BELCHIOR PARA E OLHA PARA ELA.

BELCHIOR — Late.

MARTA — Eu descobri uma coisa que vai te deixar
muito feliz.

BELCHIOR — O quê?

CENA 8. CASA DE DIANA. QUARTO DE DIANA. INT. DIA
CONTINUAÇAO IMEDIATA DA CENA 6. DIANA BOLADA QUANDO BETA
FALA DE ESTEVÃO.

DIANA — Eu não vou falar do Estevão.

BETA — Diana, acorda pra vida. O que vocês
combinaram só funciona em “Antes do
Amanhecer”!

DIANA — Beta...

BETA — Tudo bem, ele foi o seu primeiro amor.
Tudo bem, ele foi passar dois anos na
Europa pra estudar música. Tudo bem, você
não quer que o que vocês tinham “se
pulverize em conversas pela Internet”.

DIANA — A gente fez um pacto.

BETA — O mesmo pacto que o Ethan Hawke fez com a
Julie Delpy no filme. Ficar sem se falar
durante o tempo separado e retomar tudo
de onde parou.

DIANA — Foi uma escolha nossa!

BETA — Uma escolha de criança, Diana!

DIANA — Criança é achar que twitter, facebook e
skype dão conta de um amor como o meu e
do Estevão!

BETA — Às vezes dão, Diana. Você tá aí toda
mexida com o Marco sem saber o que fazer
porque você não sabe o que o Estevão tá
sentindo do outro lado do Oceano.

DIANA — Mas não é por isso...

BETA — É sim! Isso se resolve com um simples
telefonema.

BETA PEGA O TELEFONE E ENTREGA PRA DIANA.

BETA — E você pode acabar com esse sofrimento
agora. Ligando pro Estevão.

DIANA MEXIDA.

CENA 9.EMISSORA. ESTÚDIO OU SALA DE ESPERA. INT. DIA
CONT DA CENA 7.

BELCHIOR — Que notícia maravilhosa é essa que você
tem pra me dar?
MARTA — É uma coisa que você vem querendo há
muito tempo.

BELCHIOR — Você conseguiu convencer a Sandy a fazer
um strip tease na minha festa de
aniversário?

MARTA — Não.

BELCHIOR — Você decidiu fazer aquela plástica pra
ficar parecida com a mulher melancia?

MARTA — Claro que não.

BELCHIOR — Você finalmente aceitou aquele trabalho
na produtora de televisão pra cachorros e
vai morar no Japão.

MARTA — Como eu te odeio.

BELCHIOR — A recíproca é verdadeira. Se não é
nenhuma dessas três, eu não faço idéia do
que eu tava querendo há tanto tempo.

MARTA — Um buxixo.

BELCHIOR — Oi?

MARTA — Pra alavancar a audiência desse seu
programa idiota.

BELCHIOR — Do que é que você tá falando?

MARTA — Marco Monte Aquino é virgem.

BELCHIOR — Como é que é?

MARTA — Exatamente o que você ouviu, meu amor. Já
to até vendo as manchetes nos jornais.

CENA 9. CASA DE DIANA. QUARTO DE DIANA. INT. DIA
BETA COM O TELEFONE ESTENDIDO PARA DIANA.

DIANA — Você acha mesmo que se eu ligar pro
Estevão tudo o que eu to sentindo vai
ganhar lugar e eu vou ficar tranqüila?

BETA — É claro que não. Mas já é um começo. Você
tem que conversar com ele pra saber como
você se sente em relação a ele.

DIANA — Exatamente como eu me sentia um ano e
meio atrás quando ele foi embora.

BETA — Mentira!

DIANA — Por quê?

BETA — Porque agora existe outra pessoa que tá
mexendo com você.

DIANA — Mas eu nem sei direito o que é que rola
com esse Marco!

BETA — E só vai saber quando você tiver certeza
o que é que tá rolando com o Estevão. E
pra isso você precisa falar com ele,
retomar o contato. Diana. Me ouve. Me
ouve pelo menos uma vez e fala com o seu
namorado.

DIANA — Tá.

BETA — Tá????

DIANA — Você tem razão. Além do mais eu sempre
achei “Antes do amanhecer” meio bobo.
Retomada do neo-realismo italiano não
colou.

BETA — Você tá me dizendo que você vai ligar pro
Estevão?

DIANA — To. Eu só preciso me acostumar mais com a
idéia. Mas eu vou ligar pra ele. Ainda
hoje.

PASSAGEM DE TEMPO.
IMAGENS DO RIO DE JANEIRO AO ANOITECER.

CENA 10. QUARTO DE MARCO. INT. NOITE
MINI ENCHEÇÃO DE LINGÜIÇA. MÚSICA DE MARCO E DIANA AO
FUNDO. MARCO ESTUDANDO TEXTO NO QUARTO. PLANO-DETALHE DO
CAPÍTULO DE BOLADÃO ONDE VEMOS ESCRITO “DANIEL BEIJA
VITÓRIA”. MARCO FICA PENSATIVO. DE REPENTE ELE SORRI UM
POUCO. JOGA O TEXTO DE LADO E PEGA SEU CADERNINHO PRETO.
COMEÇA A ESCREVER AVIDAMENTE.
MÚSICA DA CENA 10 VAZA PARA:

CENA 11. CASA DE DIANA. QUARTO DE DIANA. INT. NOITE
MINI ENCHEÇÃO DE LINGÜIÇA. ABRE A CENA COM PLANO FECHADO NO
ROSTO DE DIANA. EXPRESSÃO DE VITÓRIA DIZENDO TUDO. TIPO...
TUDO. ELA OLHA PARA BAIXO E DESVIA O SEU OLHAR ENTRE DOIS
PONTOS. CAM ABRE E REVELA QUE DIANA ESTÁ COM A QUILHA DE
MARCO DE UM DAS MÃOS E UMA PALHETA DE VIOLÃO NA OUTRA. ELA
ABRAÇA AS DUAS COISAS OLHANDO PRA FRENTE. ESCORRE UMA
LÁGRIMA PELO OLHO DIREITO DURANTE 3 SEGUNDOS.

CENA 12. SHOPPING. INT. NOITE
BETA ESPERANDO BRUNINHO CHEGAR. ELE CHEGA VESTIDO DE FORMA
MUITO PECULIAR. ELA ESTÁ PUTA.

BRUNINHO — Hola que tal?

BETA — Que tal uma bordoada na tua fuça?

BRUNINHO — Quê?

BETA — Uma hora e meia te esperando!

BRUNINHO — Não é possível.

BETA — O que não é possível é você... existir!
(PARA SI) Droga, odeio quando eu não
consigo soltar uma frase esperta!

BRUNINHO — Cara, eu admito que eu demoro um pouco
pra me arrumar, mas nem foi tanto.

BETA — Daria pra eu ter lido a trilogia
Crespúsculo, Lua Nova e Eclipse cinco
vezes. (PARA SI) Yes!

BRUNINHO — Tudo bem, desculpa, vai. A gente pode
começar o meu curso básico de pegação.

BETA — Nem morta!

ELA SE LEVANTA PRA IR EMBORA.

BRUNINHO — Eu compro quantas fatias de bolo você
quiser naquela loja que tu gosta.

BETA CONGELA. OLHA PRA ELE DESCONFIADA.

BETA — Cookies incluídos?

BRUNINHO — Cookies incluídos.

BETA — Então tá bem.

VOLTA A SE SENTAR. OS DOIS FICAM UM POUQUINHO EM SILÊNCIO.

BETA — Tá esperando o quê pra ir pegar o meu
bolo?

CENA 13. QUARTO DE DIANA. INT. NOITE
DIANA COM A QUILHA E A TAL DA PALHETA. LÚCIA ENTRA. DIANA
RAPIDAMENTE ESCONDE AMBAS.

LÚCIA — Oi filha.

DIANA — Oi mãe.

LÚCIA — Você não quis jantar com a gente?

DIANA — Tava sem fome.

LÚCIA — Muita coisa na cabeça?

DIANA — Você não faz idéia.

LÚCIA — Ser protagonista de uma série dessas não
é fácil, meu amor.

DIANA — Não é nem a série que tá me deixando
assim.

LÚCIA — O tal do Marco?

DIANA — E o Estevão.

LÚCIA — Olha! Você voltou a pronunciar o nome
dele?

DIANA — A Beta me disse umas verdades...

LÚCIA — Bom, já que você não ouve a sua mãe, que
bom que você ouve a sua amiga.

DIANA — Pára, mãe.

LÚCIA — Mas me conta. Quais verdades foram essas
que fizeram você mudar de idéia sobre o
Estevão?

CENA 14. SHOPPING. INT. NOITE
CONTINUAÇÃO NÃO IMEDIATA DA CENA 12. COMEÇAMOS FECHADO EM

BRUNINHO COMO SE ELE ESTIVESSE FALANDO PRA ALGUÉM.
BRUNINHO — E é por isso que se você vier comigo eu
garanto que a sua noite vai ser ma-ra-vilho-
sa. Falou Bruninho, el guapito de las
chicas.

CORTA PARA BETA QUE ESTÁ SE DELICIANDO COM UM PEDAÇO DE
BOLO.

BETA — Péeeeeeee! Reprovado. Péssima abordagem
pra uma mulher.

BRUNINHO — Por quê?

BETA — Em primeiro lugar não é recomendável você
falar do tamanho do seu pênis quando você
tá tentando conquistar uma garota.

BRUNINHO — Mas eu fui sutil.

BETA — Você deu a medida em centímetros e
milímetros.

BRUNINHO — Eu sou detalhista, ué.

BETA — Em segundo lugar, você tem que parar com
esse negócio de se chamar de guapito de
las chicas.

BRUNINHO — Por quê?

BETA — Muuuuito cafona.

BRUNINHO — Pô, mas espanhol é tão sedutor.

BETA — Se o Antônio Banderas tiver falando sim.
Mas com você fica brega mesmo.

BRUNINHO — Caraca, você é sempre sincera assim.

BETA — Só quando a pessoa é equivocada que nem
você. Podemos continuar?

CENA 15. CASA DE DIANA. QUARTO DE DIANA. INT. NOITE
LÚCIA E DIANA CONVERSAM.

DIANA — A Beta me convenceu que eu tenho que
conversar com o Estevão pra saber como é
que eu to me sentindo em relação a ele...

LÚCIA — Finalmente.

DIANA — E poder então entender o que é que tá se
passando entre mim e o Marco.

LÚCIA — Que bom que você tá pensando assim agora,
filha. (BRINCA) Mesmo que você tenha
ouvido da Beta o que a sua mãe vem
falando há mais de um ano.

DIANA — (RI) Você sabe que não tem a ver com quem
disse. Mas com o momento de vida que eu
ouvi.

LÚCIA — Que lindo ouvir você dizer isso Diana.

DIANA — É?

LÚCIA — É um indício que tá acontecendo uma coisa
maravilhosa contigo.

DIANA — O quê?

LÚCIA — A perda da inocência.

DIANA — Eu achei que inocência fosse uma coisa
boa.

LÚCIA — Boa e ruim ao mesmo tempo.

DIANA — Agora eu fiquei meio perdida.

LÚCIA — A inocência traz a fé. Um acreditar cego
que é muito bonito. Mas também faz com
que a gente tenha uma visão muito única
das coisas. Faz com que a gente ache que
só existe uma verdade.

DIANA — Uma verdade.

LÚCIA — É. E quando você perde a inocência você
percebe que não é assim. Que pode existir
mais de uma verdade ao mesmo tempo.

DIANA — Você tá dizendo que eu posso tar
apaixonada pelo Marco e que isso não me
faz deixar de amar o Estevão?

LÚCIA — Exatamente. Você só não consegue conviver
muito tempo com essas duas verdades.

DIANA — E o que é que eu faço, mãe? Me diz o que
eu faço porque eu já não agüento mais.

LÚCIA — Você escolhe minha filha. Essa é a hora
de começar a fazer escolhas.

FECHA EM DIANA PREOCUPADA.

CENA 16. SHOPPING. INT. NOITE
BETA E BRUINHO SEGUEM A AULA. BRUNINHO ESTÁ ANDANDO E BETA
O OBSERVA.

BETA — Fecha esse pé.

BRUNINHO — Oi?

BETA — Você tá andando “dez pras duas”

BRUNINHO — Dez pras duas?

BETA FAZ O GESTO COM OS BRAÇOS.

BETA — Ponteiro do relógio. Dez pras duas.
Também é muito cafona.

BRUNINHO — Tá bom, vou fechar.

BETA — E vê balança menos o corpo.

BRUNINHO — Tá.

BETA — E não fica fazendo essa cara esquisita.

BRUNINHO — Pô, Beta. Com o tanto de coisa que você
me pede pra mudar eu to achando que é
melhor eu nascer de novo.

BETA FAZ UMA CARA PRA ELE.

BRUNINHO — Ahhhn! Agora eu entendi.

BETA — Como você é rápido.

BRUNINHO — Ih caraca!

BETA — Quê que foi?

BRUNINHO — Olha só quem acabou de chegar.

CORTA PARA CLÁUDIO E BIANCA QUE CHEGAM AO SHOPPING.

CENA 17. CASA DE DIANA. QUARTO DE DIANA. INT. NOITE
MINI-ENCHEÇÃO. MÚSICA. DIANA SOZINHA NO QUARTO. PENSATIVA E
INDECISA. PLANO DETALHE DA QUILHA DE MARCO EM CIMA DE UM
NÚMERO DE TELEFONE. E DA PALHETA DE ESTEVÂO EM CIMA DE
OUTRO. ELA OLHA PARA OS DOIS SEM SABER O QUE FAZER. PEGA O
CELULAR E LIGA. ELA ESPERA UM POUCO.

DIANA — Alô?

FIM

Nenhum comentário: