sexta-feira, 18 de junho de 2010

EU, VOCÊ E TODOS NÓS

Personagens:

EU – Jovem de 28 anos, canhoto, levemente bem apessoado.

TOM BAXTER – Homem de 42 anos, extremamente bonito, sem amígdalas.

GIULIA – Mulher, 30 anos, pequena perda auditiva do lado esquerdo.

VOCÊ – Indefinido

“EU”, em frente ao computador digitando. “TOM BAXTER” ao seu lado.

TOM BAXTER: Como assim?

EU: Como assim o quê?

TOM BAXTER: Não. Eu não aceito.

EU: Mas eu não te ofereci nada.

TOM BAXTER: Você não pode fazer isso.

EU: Na verdade eu posso fazer o que eu quiser.

TOM BAXTER: Mas eu não quero que você faça.

EU: Eu já esperava isso de você.

TOM BAXTER: E?

EU: E justamente por isso eu vou fazer.

TOM BAXTER: Eu não quero que você me mate.

EU: Eu já te disse. Essa não é uma decisão sua.

TOM BAXTER: O que você quer que eu faça?

EU: Morra.

TOM BAXTER: Tirando isso.

EU: Nada.

(tempo)

TOM BAXTER: Você não pode me matar.

EU: É exatamente o contrário.

TOM BAXTER: Você não tem esse direito.

EU: Direto é que nem narina esquerda.

TOM BAXTER: ?

EU: Todo mundo tem.

TOM BAXTER: Às vezes você me envergonha.

EU: Eu?

TOM BAXTER: Narina esquerda?

EU: Não gostou?

TOM BAXTER: Muito pobre.

EU: Eu não acho.

TOM BAXTER: Paupérrimo.

EU: Que bom. Mais um ponto pra gente discordar.

TOM BAXTER: Por favor, não me mata. Eu to indo tão bem.

EU: E vai melhor ainda depois que morrer.

TOM BAXTER: Eu vou voltar?

EU: Não. Mas vai deixar lembrança.

TOM BAXTER: Não é justo.

EU: Me dá um indício de injustiça.

TOM BAXTER: Indício de injustiça?

EU: Isso.

TOM BAXTER: Eu faço as pessoas felizes.

EU: Que pessoas?

TOM BAXTER: Você pra começar.

EU: Vai me fazer mais feliz ainda depois de morto.

TOM BAXTER: Tá bom, tá bom. Se eu morrer, “Smoke get in your eyes” vai tocar menos.

EU: E daí?

TOM BAXTER: É injusto. As pessoas merecem ouvir. É uma música linda.

EU: Você realmente acha bonito uma música que fala de fumaça nos olhos dos outros?

TOM BAXTER: Não é assim.

EU: O que é que tem de lindo em olho ardendo? Desculpa mas você acabou de me dar mais um motivo pra te matar. Essa música é de extremo mal gosto. Além de ser pró-tabagismo.

TOM BAXTER: Pró-tabagismo?

EU: Ser fumante hoje em dia é uma ofensa tão grave quanto o racismo.

TOM BAXTER: Você fuma!

EU: Mas as pessoas não precisam saber disso. Assim como elas também não precisam saber que você é racista.

TOM BAXTER: Mas eu não sou racista!

“EU” digitando no computador

TOM BAXTER: Eu tenho nojo de orientais! Nojo!

EU: Não disse? Racista! Merece morrer.

EU digitando. Tom Baxter, desolado, depois de um tempo.

TOM BAXTER: Você pode pelo menos me dizer como você vai me matar?

EU: Surpresa.

TOM BAXTER: Por favor. É meu último pedido.

EU: Tá bem. (pausa) Assassinato.

TOM BAXTER: Eu vou ser assassinado?

EU: Vai.

TOM BAXTER: Por quem? Não vai me dizer que vai ser a...

TOM BAXTER: Giulia?

Giulia entra em cena. Os dois estão num aeroporto. Avião ao fundo. Anos 30. Romantismo, essa coisa toda..

GIULIA: Como assim, Tom?

TOM BAXTER: Como assim o quê?

GIULIA: Não. Eu não aceito.

TOM BAXTER: Mas eu não te ofereci nada, meu amor.

GIULIA: Você não pode fazer isso.

TOM BAXTER: Na verdade eu posso fazer o que eu quiser, Giulia.

GIULIA: Mas eu não quero que você faça.

TOM BAXTER: Eu já esperava isso de você.

GIULIA: E?

TOM BAXTER: E justamente por isso eu vou fazer.

GIULIA: Eu não quero que você me deixe.

TOM BAXTER: Eu já te disse. Essa não é uma decisão sua.

GIULIA: O que você quer que eu faça?

TOM BAXTER: Me deixe ir.

GIULIA: Tirando isso.

TOM BAXTER: Nada.

GIULIA: Você não pode me deixar.

TOM BAXTER: É exatamente o contrário.

GIULIA: Você não tem esse direito.

TOM BAXTER: Giulia, meu amor, direto é que nem narina esquerda.

GIULIA: O que, Tom?

TOM BAXTER: Deixa pra lá.

GIULIA: Eu te envergonho?

TOM BAXTER: Claro que não. Eu é que sou pobre de coração.

GIULIA: Pobre?

TOM BAXTER: Paupérrimo.

GIULIA: Por favor, não me deixe. Estamos indo tão bem.

TOM BAXTER: Você vai ficar melhor ainda depois que eu te deixar.

GIULIA: Você vai voltar?

Tom se aproxima de Giulia e dá um abraço veemente. Os dois estão com rostos colados. Conversam ao pé do ouvido.


TOM BAXTER: Não. Mas vou te deixar essa lembrança.

GIULIA: Vai me deixar essa o quê?

TOM BAXTER: Essa lembrança.

GIULIA: Essa o quê? Tom, fala mais alto que eu não estou te ouvindo.

TOM BAXTER: Deixa pra lá.

Tom beija Giulia com veemência. Depois do beijo,Giulia chora, Tom começa a ir embora. Giulia enxuga as lágrimas e muda de tom (com letra minúscula).

GIULIA: Você não pode ir embora, Tom.

TOM BAXTER: Nós já conversamos sobre isso.

GIULIA: É injustiça.

TOM BAXTER: Giulia, me dê um indício de injustiça?

GIULIA: Você faz as pessoas felizes.

TOM BAXTER: Que pessoas?

GIULIA: Eu pra começar.

TOM BAXTER: Meu amor.

GIULIA: E vai me fazer ainda mais feliz depois de morto.

TOM BAXTER: O quê?

Giulia saca um coquetel molotov da bolsa e atira em direção de Tom. Ele pega fogo e começa a soltar muita fumaça.

TOM BAXTER: Meus olhos! Meus olhos!

Entra “Smoke gets in your eyes”. Neste momento, Você entra em cena. Você está ao computador lendo. Eu, do outro lado, digitando. Ao centro, Tom pega fogo e Giulia observa. Você continua lendo. Você está fazendo parte de uma cena. Você agora é parte de uma cena. Você começa a pensar como é interessante fazer parte de uma cena. Você continua em frente ao computador lendo. Você continua lendo o que Eu escrevi, quer dizer,o que Eu escreveu. Você lê mais algumas palavras. Você agora começa a pensar no que vai fazer depois que terminar de ler o que Você está lendo.

(Pausa)

Você termina.

FIM.

Um comentário:

@Ladynhaaa disse...

Sim, houve um momento em que eu me arrepiei... E depois achei engraçado! kkkkkk...

Eu te adoro Rodrigooo ♥