sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Eu vou

Homem e mulher jantando. Eles estão em silêncio. Ouvimos o barulho dos talheres. Homem pega o copo de água à sua frente. Lentamente. Mulher para de comer e o observa. Ele bebe lentamente. E de uma só vez. A mulher continua observando. A ação deve ser bem demorada. Os dois voltam a comer juntinhos, como se fosse marcado. Passa-se um tempo. Homem com dificuldades de cortar uma batata. Ela está dura. A batata salta de seu prato para o chão e sai rolando. Homem e mulher param de comer para acompanhar o trajeto da batata. A batata pára. Eles ficam um tempo olhando. E voltam a comer (e a fazer barulho com seus talheres). Passa-se mais um tempo. O homem pega um pedacinho de carne com o garfo. Levanta a carne à altura dos olhos. Olha fixamente para o pedaço de carne. E solta uma gargalhada. A mulher imediatamente pára de comer e o observa. Ela está visivelmente contrariada. Os dois ficam um tempo em silêncio, se olhando. E voltam a comer. Mais um tempo. De súbito, o homem pára de comer e abre a boca. Fica com a boca aberta olhando para a mulher que continua comendo. Ele faz um pequeno esforço, como se quisesse tirar algo da garganta. Deve ser um esforço muito dúbio e pequeno. Ele vai aumentando (pouco) gradativamente esse esforço. Até que fala:

Homem: Azeite.

A mulher toma um susto e deixa os talheres caírem.

Homem: Passa o azeite.

Longa pausa. Ela se levanta, cata os talheres no chão lentamente e os coloca em cima da mesa. Lentamente pega o azeite que está do lado de seu prato, caminha até a outra cabeceira (onde o homem está sentado) e deixa o azeite ao lado do prato do homem. Ela volta caminhando lentamente para seu lugar e se senta. Ela olha fixamente para o homem.

Homem: Portugal. (pausa) Esse azeite é de Portugal. (pausa) Os portugueses produzem alguns dos melhores azeites do mundo. Os portugueses.

(silêncio)

Homem: Os portugueses. Os portugueses. Os portugueses são, na sua origem, compostos por Celtas e Iberos, Celtiberos e, majoritariamente, pelos Lusitanos. Os Galaicos ou “gallaeci” são de origem celta e germânica. Os Cónios e outras tribos menos significativas constituem o resto da origem. Outras influências importantes foram também os Romanos (a Língua portuguesa deriva do Latim), os Visigodos e os Suevos, todos os quais povoaram o que é hoje território português. Influências menores foram os Gregos e os Fenícios-Cartagineses (com pequenas feitorias comerciais costeiras semi-permanentes), os Vândalos (Silingos e Asdingos), os Alanos (ambos expulsos ou parcialmente integrados pelos Vrisigodos) e os Berberes do norte de África.

(silêncio)

Homem: Os portugueses.

(silêncio)

Homem: Os portugueses falam português. Portugal, portugueses, português. Com mais de 210 milhões de falantes nativos, o português é a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental. É o idioma oficial de Portugal e do Brasil, e idioma oficial, em conjunto com outros idiomas, de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, sendo falada na antiga Índia Portuguesa (Goa, Damão, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli), além de ter também estatuto oficial na União Europeia, na União de Nações Sul-Americanas e na União Africana.

(silêncio)

Homem: A maioria dos Portugueses (cerca de 84,5% da população total – segundo os resultados oficiais dos censos 2001), inscrevem-se numa tradição católica.A prática dominical do Catolicismo segundo um estudo da própria Igreja Católica (também de 2001) é realizada por 1.933.677 católicos praticantes (18,7% da população total) e o número de comungantes é de 1.065.036 (10,3% da população total).

(silêncio)

Homem: Portugal é um país fortemente vinícola, sendo célebres os vinhos do Douro, do Alentejo e do Dão, os vinhos verdes do Minho, e os licorosos do Porto e da Madeira. Entre os queijos sobressaem os da Serra da Estrela e de Azeitão. (se dá conta) Ah! Azeitão, azeite!

(silêncio)

Homem: Eu já mencionei que o território português é dividido em dezoito distritos e duas regiões autônomas?

Mulher: Eu quero me separar de você.

(silêncio)

Homem: As regiões autônomas são ilhas! As ilhas de Açores e Madeira.

Mulher: Agora. Eu quero me separar de você agora.

Homem: Elas se subdividem em 308 conselhos!

Mulher: Nem mais um minuto!

Homem: E 4257 freguesias!

Mulher: Agora!

Homem: As primeiras universidades portuguesas datam de 1290.

Mulher: Eu te odeio.

Homem: Na literatura portuguesa é eminente a poesia!

Mulher: Com todas as minhas forças.

Homem: Portugal foi um dos primeiros países do mundo a ter uma rede de autoestradas.

Mulher: As minhas e as dos outros.

Homem: E a televisão surgiu em 1950.

Mulher: Ódio.

Homem: O Açoriano Oriental está entre os dez jornais mais antigos do mundo!

Mulher: Nem mais um minuto.

Homem: Lisboa tem uma posição geográfica que a torna num ponto de escala para muitas companhias aéreas estrangeiras nos aeroportos em todo o país.

Mulher: Eu preciso!

Homem: E o governo está atualmente estudando o projeto para a construção de um novo Aeroporto Internacional em Alcochete!

Mulher: Cala a boca!

Homem: Algarve.

(silêncio)

Mulher já está de pé saindo. Ela encara o marido e sai.

Homem: Espera! (tempo) Você não pode me deixar. Você não tem pra onde ir.

(silêncio)

Mulher: Eu vou.

Homem: Não.

Mulher: Eu vou.

Homem: Por favor.

Mulher: Eu vou!

Homem: Pra onde?

Mulher: Pra Portugal.

FIM

domingo, 8 de agosto de 2010

Os Inocentes

"Os Inocentes" está de volta! Reestreia quarta-feira dia 11, no teatro Glaucio Gill, no Rio de Janeiro!! Peça de Rodrigo Nogueira e Julia Spadaccini, com Patrick Sampaio, Lisa Fávero e Michel Blois!
QUARTAS E QUINTAS, AS 20H.
TEATRO GLAUCIO GIL, COPACABANA.
11 DE AGOSTO A 2 DE SETEMBRO.